Em Portugal, a amizade leva-se a sério e pratica-se bem. É uma coisa à qual se dedica tempo, nervosismo, exaltação. A amizade é vista, e é verdade, como o único sentimento indispensável. No entanto, existe uma mentalidade Speedy González, toda «Hey gringo, my friend», que vê em cada ser humano um «amigo». Todos conhecemos o género — é o «gajo porreiro», que se «dá bem com toda a gente». E o «amig
alhaço». E tem, naturalmente, dezenas de amigos e de amigas, centenas de amiguinhos, camaradas, compinchas, cúmplices, correligionários, colegas e outras coisas começadas por c.
Os amigalhaços são mais detestáveis que os piores inimigos. Os nossos inimigos, ao menos, não nos traem. Odeiam-nos lealmente. Mas um amigalhaço, que é amigo de muitos pares de inimigos e passa o tempo a tentar conciliar posições e personalidades irreconciliáveis, é sempre um traidor. Para mais, pífio e arrependido. Para se ser um bom amigo, têm de herdar-se, de coração inteiro, os amigos e os inimigos da outra pessoa. E fácil estar sempre do lado de quem se julga ter razão. O que distingue um amigo verdadeiro é ser capaz de estar ao nosso lado quando nós não temos razão. O amigalhaço, em contrapartida, é o modelo mais mole e vira-casacas da moderação. Diz: «Eu sou muito amigo dele, mas tenho de reconhecer que ele é um sacana.» Como se pode ser amigo de um sacana? Os amigos são, por definição, as melhores pessoas do mundo, as mais interessantes e as mais geniais. Os amigos não podem ser maus. A lealdade é a qualidade mais importante de uma amizade. E claro que é difícil ser inteiramente leal, mas tem de se ser."
Miguel Esteves Cardoso, in 'Os Meus Problemas'
Maguie, eu nunca tinha visto um inimigo por esse prisma.
ResponderEliminar"Os nossos inimigos, ao menos, não nos traem. Odeiam-nos lealmente".
Pura verdade.
Um bom final de semana para você na companhia de verdadeiros amigos.
Que não sejam amigos da onça.
Com amigos assim, quem precisa de inimigos?
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com
O Miguel Esteves Cardoso tem um modo fantástico de ver a vida. E mais uma vez, acerta em cheio.
ResponderEliminarUm beijinho, Maguie, e obrigada por esta partilha.
TP
Sem dúvida...a lealdade é o grande pilar da amizade!
ResponderEliminarAMADA AMIGA..
ResponderEliminarPOR FAVOR DE NOTICIAS.
BEIJOS E MUITO CARINHO,EVANIR.