terça-feira, 14 de julho de 2009


Hoje a noite foi longa,não conseguia adormecer e nesse tempo veio á memória o dia do diagnóstico, aquele dia em que tive a certeza que a minha vida iria mudar.
Quase que presentindo o que viria, não quis que o marido me acompanhasse á consulta e fui com a minha irmã, a ansiedade era enorme, ao entrar na sala onde o médico me aguardava senti um arrepio acho que proprio de quem espera por algo incerto ou não...
e o sorriso habitual com que ele sempre me recebia já não era o mesmo.
Os minutos que se seguiram enquanto ele folheava o meu processo acho que para fazer tempo,pareciam horas e o meu estado de ansiedade fez com que eu lhe perguntasse sem rodeios " então Dr. o o que deu a Biopsia desta vez?"( já era a 2ª porque a 1ª tinha dado negativo)foi quando ele sem coragem de me dizer o resultado virou o ecrã do PC para que eu pudesse ler, mas não foi necessario as lágrimas da minha irmã ditaram o resultado.
O meu mundo caiu, a partir daquele momento tive a certeza que a minha vida nunca mais seria a mesma, o primeiro pensamento que tive foi de que iria morrer..
A palavra Cancro é assustadora, e a mim sempre me assustou imenso, mas tambem sempre pensei que ela nunca viesse bater na minha porta, mas veio e não bateu, entrou sem pedir licença para o fazer.
Depois de varias horas em que chorei, gritei e lamentei a minha sorte, numa outra sala do Hospital,onde fui acarinhada por uma equipa de enfermeiras, e onde me explicaram o que teria de fazer a partir daquele momento,saí de lá com uma certeza, não seria um cancro de mama que me iria derrubar!!
Nesse mesmo dia mês de Natal,depois de deixar a minha mana em casa, ainda fui ao Colombo encontrar um pequeno grupo de amigos com quem tinha marcado um lanche, LUA, PRL, VIRIATO, o trio benfiquista.
Fiz os possiveis e impossiveis para não dar a entender o meu desespero, ri por fora enquanto o meu coração sangrava por dentro,tentei aproveitar ao máximo o encontro, e não queria de maneira alguma estragá-lo com o meu problema, e consegui porque quem olhasse para mim não diria que poucas horas antes eu soube que tinha cancro.
O pior viria depois, como contar á familia, durante o dia o marido já tinha telefonado para saber o resultado, e eu tinha dito que estava tudo bem, não era por telefone que ele iria saber, quando saiu do trabalho passou pelo Colombo para me levar para casa, e pedi-lhe para parar no caminho antes de lá chegar.
O choque foi muito grande, tambem ele não estava preparado para uma noticia dessas, mas o pior viria depois, como contar ao nosso filho.
Nesse dia fomos jantar em familia em casa dos meus pais, para dar a noticia a todos,novamente durante o jantar eu demonstrei alegria, mesmo quando a minha mãe insistia em perguntar o resultado, eu dizia esta tudo bem.
Depois do jantar reuni todos na sala e começou a minha palestra.
Claro que foi o desespero de todos, mas o meu filho foi o que mais me assustou, o choque foi muito grande e ele ficou parado de olhos arregalados sem pestanejar, acho que naquele momento o seu coração parou de bater,não disse uma palavra,foi preciso sacudi-lo, entrei em pânico, naquele instante pensei que o ia perder, foi o pior momento da minha vida, mas foi tambem a partir dali que eu coloquei na minha mente, que iria sobreviver, custasse o que custasse.
Os dias que se seguiram foram terriveis, ninguem dormia ca em casa, o meu filho só saia para trabalhar e regressava logo, não queria sair com os amigos, com a namorada, só queria estar perto de mim, deixou de viver a vida dele para viver a minha, e isso não era justo, foi dificil fazer entender que eu não iria morrer, que a vida continua, que há vida para alem do cancro, passado muito tempo a vida voltou ao normal, dentro de algumas limitações, mas voltou.
Todos estes meses têm sido dificeis, a cirugia, os tratamentos dolorosos, a queda de cabelo, tudo isso mexe com as minha emoções, mas eu tal qual uma arvore em dias de tempestade, tenho abanado e muito, mas não caio e nem irei cair, os safanões têm sido fortes, muito fortes a tal ponto de chegar ao desespero e desejar a morte, mas logo de seguida estou de pé novamente e pronta para a luta que está perto do final.
Eu prometi á minha familia que tem sido o meu suporte, de que nada me iria derrubar, e tenho de cumprir.
Nestes momentos é que nós descobrimos o quanto somos fortes, eu descobri forças que jamais imaginava que tinha, onde as fui buscar?? não sei, mas sei que as tenho e muito.
Agora até pequenas coisas que eu julgava serem insignificantes, têm para mim outro valor, passei a ver a vida de uma outra maneira, mudei em vários sentidos, e sei tambem que nunca mais serei a mesma.
Tuo isto serviu tambem para descobrir os verdadeiros amigos, alguns se foram, os verdadeiros ficaram e novos entraram na minha vida como uma benção.
Estou perto do final, falta uma sessão de quimioterapia, e de seguida as de Radioterapia, espero até ao final deste ano, que tudo volte ao normal, que o maldito já tenha sido despejado de vez.
Espero que todo este meu desabafo sirva para encorajar muitas mulheres que ainda estejam na fase inicial, naquela fase em que tudo parece negro,aquelas que (como eu) ainda não descobriram que por tras das nuvens tambem existe o sol.
Temos de ter sempre em mente que o cancro tambem pode morrer, que ha vida para alem dele, que podemos ser pessoas normais e eu sinto-me MULHER em todo o sentido, e dizem que sou uma grande mulher, começo a acreditar que sim (lol).
Todo este sofrimento serviu para que eu me descobrisse a mim própria,estou mais sensivel, mais emotiva, choro com mais facilidade, e sofro com pequenas coisas que por vezes não deveria, mas não consigo evitar...
È assim, mas a vida continua, há que vivê-la da melhor maneira possivel, nunca mais vou deixar para amanhã o que poderei viver hoje,vou viver um dia de cada vez como se fosse o ultimo mas sempre em prol da minha felicidade e dos que me rodeiam....

Maguie

21 comentários:

  1. Não és grande. És, antes, uma ENORME MULHER!

    ...

    ADORO-TE MUITO

    ResponderEliminar
  2. Rainha!

    É tão belo o seu diário! São tão belos os seus sentimentos, os sentimentos que lá espelha tão brilhante quanto singelamente!
    São, de facto, os sentimentos mais belos de uma GRANDE MULHER!

    Estou comovido, profundamente comovido com a sua valentia, com o seu fervor, com o seu querer!
    Chore que chorar faz bem. Chore com os amigos que só demonstra a sua grande humanidade, a sua GRANDEZA DE ALMA!

    Obrigado por me ter permitido ser um confidente da sua grandeza de sentimentos humanos, da sua força, do seu querer!
    A minha Rainha é um exemplo vivo do Amor e da Amizade.

    Permita-me, Margarida, a minha Rainha JÁ VENCEU!
    E agora, NÓS TODOS, SEUS AMIGOS, VAMOS VENCER COM A NOSSA RAINHA!
    Porque a minha Rainha já VENCEU e já fez os seus amigos VENCEREM também!

    ResponderEliminar
  3. TEU SOFRIMENTO, RAINHA ...



    Teu sofrimento, Rainha, é de todos nós
    Tua luta titânica contra o insidioso mal,
    Pérfido, de redobrado ímpeto feroz,
    Traiçoeiro, quis tirar nosso ideal!

    Em tempestade bramando de ondas alterosas
    Barco balança, descendo e subindo a renascer
    E a capitã ao leme, com suas mãos corajosas
    Alenta a Vida na intrépida coragem de vencer!

    Na sua enérgica e ingente luta valorosa,
    Vacila na dor em momentos de agonia!
    Nossa Rainha, exemplo de mulher formosa
    Emerge das profundezas da dor em valentia!

    Doce Rainha, és o Sol no firmamento a brilhar
    Por que te banha o rosto essa amargura
    Quando a terra sorri e suspira o mar?!
    Ergue a tua fronte pendida, o Sol fulgura!

    Por que choras quando é brilhante a natureza
    Quando no prado a Primavera é flores?!
    A rosa é vida florescente, vai-se a tristeza
    E o Sol abrasa em refulgentes fulgores!

    Viver é amar, é ter agora e sempre um dia,
    Com amigos, aquela mão que nos afague,
    Uma voz que nos queixumes cante d’alegria
    E que as nossas mágoas com amor apague!

    Amizade e Amor, vivamos a sorrir e a cantar!
    Cantemos seja a Vida cheia de hinos e flores!
    Com o radioso Sol brilhante a iluminar
    O nosso manto perfumado dos amores!

    ResponderEliminar
  4. Que lindo desabafo! Apesar de dolorosa, torna-se linda a sua história contada aqui, partilhando com seus verdadeiros amigos não só a sua trajetória de luta como também sua enorme vontade de vencer.
    É isso aí, guerreira, amiga e querida Maguie! Estamos todos de alguma maneira envolvidos nessa história e, tenha a certeza de que, chegada a sua vitória nos sentiremos todos vitoriosos também.
    Continuamos na torcida por você, querida; VOCÊ VAI VENCER!
    Te amamos muuuuuuuito!!!

    ResponderEliminar
  5. Grande desabafo Magui, mereces e vais vencer. Bjs

    Emilia

    ResponderEliminar
  6. Palavras para quê!
    O sofrimento foi enorme, uma família toda a sofrer, foi horrível mas felizmente já passou ,tenho a certeza que com uma guerreira como a maguie,
    a vitória é certa.
    Tudo de bom para o futuro
    beijinhos
    minda

    ResponderEliminar
  7. Maguie,

    Excelente. Muito bem escrito e descrito.
    Vou publicar este teu texto no meu blog (indicando a origem, claro!).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A vida é feita de momentos bons e outros menos bons. A tua, ao virar da esaquina, esbarrfou numa pedra.
    Mas qual Flor do Olimpo, onde a beleza e coragem são mote, tu vais conseguir arredar essa pedra, e nada mais se oporá ao teu caminho.
    Sei que os amigos, embora importantes, não te conseguem tirfar o desespero, embora o possam aliviar.
    Sabe Deus o que eu gostaria de o tirar e não só amenizar.
    Mas, sem mais poder fazer, OFEREÇO-TE o meu coração de amigo, e o meu SUPERIOR APREÇO, por essa grande mulher que está dentro da tua alma

    Sei QUE VAIS VENCER.

    Por ti, pelos que mais amas, pela vida, pelos amigos, e ... essencialmente ... porque o mereces.

    Um grande beijinho para ti, DIVA
    .

    ResponderEliminar
  9. Desculpa os erros ortográficos, mas é da ... emoção

    Um granbde beijinho, RAINHA
    .

    ResponderEliminar
  10. Tu és simplesmente MAGGIENíFICA!!

    Tenho taaaaantas saudades tuas!! Tantas, tantas =(((
    ADORO-TEEEEE MUITO MUITO MUITO

    mWAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH****************************************************************************

    ResponderEliminar
  11. Olá Maguie. Como está linda a tua demonstração de força. Tu és uma mulher e mãe, com M grande.
    Hoje sim, não sinto a necessidade de ouvir a tua voz para te dizer que tudo vai passar e vais vencer.
    Um beijo do tamanho do mundo.
    Cinda

    ResponderEliminar
  12. Fica já combinado

    No mês do Natal, mais um lache no Colombo, onde vais a dizer que estas curada, tratada, que tudo não passou de um tremendo susto.

    Vai ser limpinho

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. ola

    estou sem palavras ja conhecia a tua historia mas aqui transcrita com todo este sentimento nao ha como deixar fluir a emoção es realmente um ser humano maravilhoso uma MULHER incrivel que merece toda a felicidade

    beijinhos de..luz

    ResponderEliminar
  14. Carrega Margarida!

    É uma vencedora nata, por isso mais dia menos dia tudo se vai compor como deseja!

    Também vou ao lanche!

    Marciano

    ResponderEliminar
  15. Margarida
    És realmente uma grande mulher que já venceu.
    Obrigado por partilhares estes momentos tão especiais com todos nós.
    É de facto uma grande luta de sofrimento que só quem passa por ela a pode entender e tu descreveste-a tão bem que mesmo quem não passe ou não esteja a passar a vai entender.
    Margarida todos os dias peço a Deus que te ajude e te dê forças para seres feliz junto da tua família e amigos.
    Estás no meu coração.
    Uma santa noite.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar
  16. Ola Maguie,lindo desabafo mais uma vez demonstra que e uma grande guerreira .Voce ja venceu.
    Muitos beijinhs!!

    ResponderEliminar
  17. És mesmo uma grande mulher Maguie. Valente. Beijinhos. Obrigada pela força que transmites e que eu também retiro para mim. Não roubo, só trago o que acho que posso trazer, dessa tua força excepcional. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Claro que és uma Grande Mulher!
    E, acredito que o sol já começa a mostrar os seus raios calorosos. Tal como outras guerreiras também irás sair vitoriosa!
    Bjs calorosos.

    ResponderEliminar
  19. Nada que já se não saiba.

    A Rainha é um dos melhores cabos de guerra, que tenho nas minhas fileiras.

    JOKAS

    ResponderEliminar
  20. Margarida
    Como estás hoje?
    Espero que dentro do possível estejas melhorzinha.
    Força e Fé porque vais vencer.
    Já sabes eu estou por aqui sempre.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar
  21. obrigada pelo apoio sei o que vc esta passando e me vejo assim tambem.somos fortes e guerreiras na entendo muito de internet acabei na sua pagina e adorei nao me sinto tao sozinha.... bjus

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario