sexta-feira, 3 de julho de 2009

NOVIDADES DA RADIOTERAPIA



Recebi hoje um telefonema do IPO, parece que não me querem lá para as sessões de Radioterapia, não há vaga para mim encaminharam-me para uma Clinica Particular a Quadrantes,onde já tenho realizado vários exames, não sei se foi um alivio, mas fiquei contente.
O IPO apesar de ser um optimo Hospital, só o nome faz tremer, quando fui á Consulta achei que ali todo o mundo é sisudo, triste( o que se compreende), e até os funcionários,médicos ect. me pareceram frios demais, posso estar errada, ou até mal habituada com o tratamento que tenho no S.F.Xavier,onde reina a boa disposição apesar de sermos doentes oncológicos, ali, desde as funcionárias da limpeza,auxiliares, enfermeiros(hehe) e até médicos,nos fazem sentir á vontade,nos tratam como pessoas normais que somos, e nos fazem esquecer aquilo que não queremos lembrar, a doença, e claro que aqui a palhacita tambem contribui para essa boa disposição.Que pena não haver ali serviço de Radioterapia...
No IPO deparamo-nos com casos que a mim me fazem doer muito, crianças pequenas que têm de passar pelos terriveis tratamentos que o Cancro acarreta, crianças que desde terna idade tem de sofrer, quando por direito deveriam viver a infância o mais feliz possivel, tudo isso me faz mal, por isso acho que fiquei aliviada, porque vou ser poupada desses cenários.
Não quer dizer que na Clinica não os haja,mas será mais dificil isso acontecer, ali existem outras Especialidades Médicas, e será mais provável que me cruze menos com casos assim.
Agora resta-me aguardar a marcação dos dias certos em que irei fazer a Radio, o certo é que terei de esperar para terminar a Quimio, e só depois poderei iniciar a Radio, espero que não tenha de adiar mais nenhum tratamento, pois assim será mais longa a espera, e mais longa se torna esta minha agonia.
Quero ver-me livre de tudo isto o mais rápido possivel, tenho saudades de fazer uma vida normal, de me sentir uma pessoa normal.....

Maguie
..

16 comentários:

  1. Vemos esse rosto lindo
    Esse rosto que não tem par
    Contemplamo-lo de longe com enlevo
    Como que guardando doce segredo
    E vê no ar subindo
    O encanto do seu lar.

    Vemos esse olhar tocante
    De um sorriso sem igual
    Suave como lâmpada sagrada
    Bem-vindo como a luz da madrugada
    Que rompe e orienta ao navegante
    Depois do temor do temporal.

    Vemos esse corpo esbelto como a ave
    Que parece esfumar-se num só ai
    Levado com o Sol ou com a Lua
    Sem encontrar beleza igual à sua
    Majestoso, brilhante e suave
    Que nos surpreende e nos atrai

    Atrai e não nos atrevemos
    A contemplá-lo assim tão bem,
    Porque teu rosto espalha essa luz santa
    Luz que nos prende e nos encanta
    Naquele santo enlevo que devemos
    Nós, filhos, à nossa santa Mãe.

    Que as asas previdentes
    De anjo tutelar
    Te abriguem sempre à sombra pura
    Pois que a nós nos basta esta ventura
    De ver que nos consentes
    Olhar o teu rosto, olhar!

    ResponderEliminar
  2. @ Gil Vicente

    um enorme beijinho para si do tamanho do mundo

    obrigado...
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá meguie..tens razão.O Hospital que estamos hábituadas.....é muito bem.....adoro como nos tratam.....
    beijoquinhas

    ResponderEliminar
  4. Na realidade os sorrisos dos trabalhadores nos Hospitais, é só por si, meia cura.

    Na minha Guerra em Angola, tinha o meu Batalhão 2 médicos. Um era clinica geral competente e outro com a especialidade de pediatra.
    Todos queriam este segundo, porque com as suas anedotas e graças curava todas as maleitas.

    Força Rainha, tás quase!!!
    Jokas

    ResponderEliminar
  5. Partilho a opinião em relação para o IPO. A primeira vez que fui ao do Porto para uma consulta gelei e gostava de ter sentido pelo menos um sorriso franco de "vai correr tudo bem", mas embora tenham sido todos exemplarmente bem educados não senti aquilo que gostaria de ter sentido, um acolhedor "vai correr tudo bem".
    Beijo de força mesmo não te conhecendo...

    ResponderEliminar
  6. Olá Maguie
    foi uma questão de hábito estares noutro hospital.
    Eu fiz tudo no IPO era um local que me causava arrepios, hoje eu entro com muita naturalidade fui sempre muito bem tratada e continuo a ser. Vou visitar a Enfermeira que me acompanhou durante o processo da quimio, que me telefonava a perguntar como estava a ressaca, visito as Técnicas que me fizeram os tratamentos de radio que são umas queridas, já conheço as Administrativas dos guichets e continuo a fazer tratamento na sala de quimio onde já sou conhecida ihihiihi ando ali á mais de um ano.
    São todos uns Anjinhos como lhes chamo e estou grata por ter sido sempre tão bem tratada.
    Vemos algumas coisas que podem chocar mas é a realidade ela existe!! E quando posso ou tenho possiblidade de dar uma palavra a quem precisa sinto-me muito feliz!
    Como te disse é uma questão de hábito...ali quando se entra faz-se tudo não precisamos de saltar de local para local.
    Eu tenho seguro de saúde e foi uma opção e acho que fiz o mais indicado.

    A Radio na consulta vão te esclarecer algumas coisas, o que quiseres saber pergunta não te acanhes e é muito mais facil que a quimio :))) cuida bem da pele!
    Beijokas e está quase ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Maguie,

    As meninas que fizeram radio na Quadrantes só dizem bem. Nada de ansiedades antecipadas, ok?
    E se fosse no IPO também iria correr tudo bem. Acho que o impacto do IPO é porque é um hospital que concentra muitos doentes oncológicos e á partida ficamos logo mais sensiveis a tudo o que se vê... mas também oiço dizer muito bem do pessoal e dos serviços que prestam.

    Bejinhos grandes e espero que já estejas melhor hoje. Mais animada...

    ResponderEliminar
  8. Ola

    Mal habituada a Senhora (risos) mas na verdade no IPO exercem bons profissionais serias certamente muito bem tratada
    e muito bom saber que estas melhor
    2ª Feira te espero na sala dos vampiros(risos)

    beijinhos de ..luz

    ResponderEliminar
  9. Olá Margarida
    Como eu te entendo a mim que ando no IPO há um ano o que mais me custa é ver as criancinhas, mas sabes o que me dizem as enfermeiras e os médicos? que a cura nelas é cada vez maior.
    Em relação às pessoas elas são um bocadinho tristes, mas ali é outro mundo que nada tem a ver com o dos hospitais normais, daí as pessoas serem assim é muito sofrimento.
    Mas quanto aos profissionais não tenho razão de queixa (claro que há excepções) mas graças a Deus que são poucas.
    Mas de qualquer das maneiras Margarida vais ser bem tratada na Quadrantes.
    O mais importante é que te trates.
    E sempre pensamento positivo e muito força.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar
  10. Vai correr tudo bem,vai ver...seja onde for o importante é fazer os tratamentos para que o bichinho morra depressa.
    Para todas vocês que fizeram quimio a radio deve ser canja. Tirando o cansaço, muito cansaço e termosde fazer muita atenção à pele o resto é facil...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Maguie!

    Confesso que estou a algum tempo a pensar se deixo algum comentário ou não. Decidi avançar...

    Trabalho no IPO em Lisboa, no serviço de Radioterapia, e achei super interessante a sua opinião.

    Sei que o Instituto, só pelo nome e por tudo aquilo que acarreta, não "deixa" com que ninguém entre de ânimo leve e com vontade de regressar. Mas apenas posso falar do meu serviço... Acredite ou não, reina boa disposição! O doente está em primeiro lugar e nós sabemos com quem podemos brincar e com quem temos de manter outra postura. Ninguém é igual a ninguém... A própria pessoa entra de pé atrás muitas vezes, mas rapidamente se estabelece uma relação de cumplicidade... Pode mesmo acreditar!

    Tenho senhoras que tratei que sempre que vão ao IPO nos fazem uma visita, nem que seja só para dar um "Alô"!

    Quanto às crianças que tratamos é o mundo cruel que temos! A nós também não nos deixa felizes ver entrar uma criança que nada fez para merecer aquilo, e a quem muitas vezes olhamos e vemos os nossos filhos, irmãos, familiares... Mas temos de nos sentir recompensados porque existe CURA e nós estamos ali a dar o nosso melhor para que isso aconteça. E acredite que muitas vezes damos aquilo que temos e o que não temos...

    No fim deste desabafo, resta-me desejar-lhe as maiores felicidades do mundo e que tudo corra bem!!

    ResponderEliminar
  12. Olá Margarida:
    trabalho no IPO mas conheço outras realidades. Para perceber as pessoas que trabalham no IPO ( «sisudas») recomendo vivamente a leitura do livro «Domingo à tarde» , de Fernando Namora.
    Digo-lhe apenas que são maioritariamente pessoas fantásticas, cheias de respeito pelo doente que têm à sua frente!
    Lidamos diariamente com pessoas com diagnósticos terríveis, em muitos casos e não é fácil viver-se bem disposto e alegre numa realidade tão complicada. Um conselho: desconfie um pouco de ambientes bem dispostos e constantemente alegres num atendimento em Saúde! Ou são «tolos» ou não estão a levar com seriedade o seu assunto!
    Cortesia sim...descontracção e anedotas...não me parece!
    De qualquer maneira minha querida, embora não a conheça saiba que muito do sucesso das terapeuticas que lhe vão ser aplicadas depende exclusivamente de si. Portanto, durante as mesmas adopte atitudes mais positivas, rodeie-se das pessoas que ama e que a amam, faça uma alimentação muito saudável, leia, oiça música,ria mas chore também sempre que lhe apeteça. Não controle nunca as suas lágrimas! Elas são abençoadas pois a seguir deixarão espaço para a reconstrução do seu interior! e viva intensamente cada dia.
    O seu sucesso será tambám o sucesso de todos quantos trabalham com a doença oncológica! Milhões de beijos do tamanho do Universo, um abraço cheio de amor e carinho e sobretudo...vai correr tudo bem, na medida em que o quiser também.

    ResponderEliminar
  13. Liliana e Anónimo

    Espero que tenham entendido ao que me referi quando falei do IPO, eu sei que é um optimo Hospital,e acredito que os doentes ali são muito bem tratados,longe de mim pensar o contrario, apenas no dia que lá entrei pela primeira vez eu senti que o ambiente na sala de espera era frio e sisudo ninguem fala,o silencio só e quebrado quando chamam os doentes coisa que eu ao contrario sinto no hospital onde faço a quimio, ali as pessoas partilham a sua doença , contam as sua experiencias e ajudam umas as outras, e ali apesar de tudo há alegria.
    O pouco que conheci do IPO não me deu essa ideia , talvez porque foi a primeira vez que lá estive, mas não estou de modo algum a por em causa o trabalho de todo o pessoal de lá , a medica que me atendeu foi super simpatica, e não tenho razão de queixas dos funcionários.
    sei que se fizesse lá os meus tratamentos seria bem tratada com certeza, mas custa-me imenso ver o que eu vi, crianças de terna idade terem de passar por todos estes tratamentos dificeis, isso mexeu muito comigo, tb sou mãe e apesar do meu filho já ser um homem,sei que seria para mim muito dificil saber que poderia ser ele a estar no lugar daquelas crianças, só a ideia de que isso podia acontecer me faz muito mal.
    Se disse algo que não devia não foi com intenção, nunca pus em causa o vosso trabalho
    e fico feliz em saber que lá tb reina a boa disposição porque neste momento que atravessamos é fundamental para nós doentes oncológicas, mas isso devem saber não é verdade? faço votos que continuem assim, e obrigado pelos vossos comentarios
    serão sempre bem vindos
    obrigado pelos beijinhos é sempre muito gratificante recebe-los, e retribuo com muito prazer

    Maguie

    ResponderEliminar
  14. Cara Maggie...
    Sou funcionária do IPO e não penso que tenha interpretado mal o seu testemunho. Como tal, fiz questão de mostrá-lo a alguns colegas meus para que reflectíssemos e tivéssemos em consideração a opinião de quem está do outro lado,sem bata branca.Alguém que não esconde os seus temores só porque tem à sua frente um ser frio, vestido de modo diferente.O tipo de comentário que fez pode ajudar-nos a melhorar o centro das nossas intenções!O doente será sempre quem devemos ouvir...E se ele quiser anedotas ou se estiver descontraído... Penso sempre que, devemos dar o que recebemos. Pela minha experiência,tal como pela da Liliana,alegramo-nos quando o doente volta e nos traz notícias...É O MAIOR PRESENTE que nos podem dar!!!
    Tudo de bom para si!!!!!
    Muito obrigada pela sua opinião!!!

    ResponderEliminar
  15. Maggie:
    Eu prefiro competência a palmadinhas nas costas.Prefiro profissionalismo a excesso de confiança.Mas somos todos diferentes.Vai correr tudo bem.Já agora sabe que as técnicas de Radioterapia da Clínica Quadrantes tiveram a sua formaçâo no Serviço de Radioterapia do IPO de Lisboa?Felicidades para si.

    ResponderEliminar
  16. De facto o profissionalismo é muitas vezes confundido...E passa a gozo pelas costas e a irresponsabilidade em alguns casos...Eu prefiro mais sinceridade e bom trato.Nada de palmadinhas nas costas...Apenas alguma compaixão e menos arrogância...Nunca se sabe quando precisaremos.
    Felicidades Maggie!!!Seja muito feliz!!!!Quadrantes ou IPO,tanto faz!O que interessa é que fique bem tratada e ficará!

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario