quarta-feira, 18 de novembro de 2009



Estive na consulta de Fisioterapia, a Médica diz que não vai resultar quaquer tipo de tratamento no braço, os estragos da quimioterapia foram enormes, as veias foram muito maltratadas, é um caso irreversivel, mas mesmo assim vai tentar pelo menos para amenizar as dores que sinto quando estico o braço.
Não é isso que me preocupa, já sei que terei algumas limitações, como por exemplo, não poderei esforçar muito, nem carregar com grandes pesos, mas acho que é um mal menor, se para ficar curada do cancro eu tive que sacrificar o braço, que importa, ele funciona , limitado é certo, mas funciona, o importante mesmo é a cura da doença.
O que me deixa angustiada é o proximo tratamento,o entrar de novo na sala de quimioterapia, o recordar de todo um processo doloroso, não que este seja igual eu sei, mas só facto de voltar ao local onde sofri durante 5 meses, me deixa uma angustia terrivel na alma, o reviver de tudo o que eu quero esquecer.
Depois tem os riscos inerentes ao Herceptin, o medo de o meu coração que não é saudável não aguentar, falando claramente o medo de morrer, um medo que eu nunca tive enquanto tinha uma vida normal,sim porque por mais que me digam que eu vou vencer o cancro, por mais que me digam que tudo vai passar, a certeza que eu tenho é que nada mais vai ser igual, porque ficarei marcada para o resto da vida.
O cancro já cá não está,ou pelo menos a maior parte dele e sei que todos os tratamentos que irei fazer é para prevenir para que ele não volte, mas e quem garante??
Como posso voltar a ter uma vida normal, se sei que vou viver sempre nesta incerteza,
como é possivel viver feliz na insegurança, no medo de ter de passar por tudo de novo, ou até mesmo de não conseguir viver aquilo que eu ainda não vivi....e é muita coisa.
Eu sei que não posso passar este tempo todo triste e sempre a pensar nisto. Há que seguir em frente, e é o que vou tentando fazer, mas tem momentos que a tristeza é muito forte, e não dá para segurar, por mais que eu queira, a cabeça é teimosa, e o coração é seu cumplice, e daí os resultados, o dia de ontem foi péssimo, a noite passada em claro, mas hoje é um novo dia, é dia de vencer a tristeza e a angustia, é dia de voltar a força, a coragem e a determinação, é dia de ir á luta, e agarrar com unhas e dentes todas as oportunidades que a vida me dá, para tentar ter um pouco que seja de felicidade diária, dia de viver um dia de cada vez como se fosse o ultimo e não pensar no futuro, porque sei que eu como doente oncológica tenho apenas o direito de pensar no presente, o futuro? a Deus pertence....
Deixo aqui duas frases que o meu anjo da guarda me disse hoje, e que eu agradeço com todo o meu carinho:

Depois da tristeza vem a alegria; depois da alegria vem a tristeza. Estamos sempre na instabilidade, entre a esperança e o medo.

À tristeza, se puderes, não lhe dês entrada no coração; se não puderes, não a ostentes no rosto.


E pronto aqui estou eu uma vez mais pronta para ir á luta.......


Maguie

..

22 comentários:

  1. Márcia diz:
    ...è Maguie...disse tudo o que sentimos...tudo mesmo!!!Mas temos que seguir em frente,aos trancos e barrancos,pois Deus está conosco!!!!
    e...EU VOU VENCER!!!!!!!!!
    muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Márcia

    muitos beijinhos para você tambem
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá Maguie
    Continuação de boa quarta e feliz quinta.

    Beijinhos e até logo.

    ResponderEliminar
  4. Maguie a vida é mesmo assim,eu também fiquei com algumas limitações...todas ficamos eu tenho dois dedos da mão quase sempre dormentes,vais ver que quando fizeres o primeiro tratamento,essa angustia passa,pelos varios motivos que te temos dito.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um Xisinho grande Maguie, e tudo de bom.
    Natty

    ResponderEliminar
  6. Temos que aprender a viver com o temos no momento, e o medo e a insegurança vivem sempre na nossa sombra.. Temos dias menos bons, e toda a gente os tem, agora para nosso bem é melhor não pensar muito na doênça... E acreditar!
    Vive o dia a dia... O amanhã? logo se vê...
    Força Maguie, e um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  7. JOKAS para quem uma Alteza!!!!

    PS
    Domingo a gente vê-se???

    ResponderEliminar
  8. Não sou grande "amiga" de frases, mas aqui ficam algumas, simples, mas com muito sentido, parece-me:

    Impossível ganhar sem saber perder
    Impossível andar sem saber cair
    Impossível acertar sem saber errar
    Impossível viver sem saber reviver

    A glória não consiste em nunca cair mas em levantar-se todas as vezes que for necessário.
    Mario Benedetti (poeta uruguaio)

    Um beijo grande e tudo de bom.
    T.

    ResponderEliminar
  9. Maggie
    Como dizer o que todos disseram tão bem!
    Mas vamos aos aspectos práticos: vais ficar uma "boneca" com a argolinha do cateter. Esquece que nunca mais entravas naquela sala...esquece, pois com o cateter, mesmo depois de teres acabado o Herceptin (sim, porque o vais fazer todo, sempre bem) vais lá para o limpar, com regularidade. E pensa que bom que temos o Herceptin!!
    Noites de insónia, também as tenho tido, todas as temos porque o futuro é assim, mesmo que não tivéssemos passado pelo que passámos ele seria assim: incerto! Por definição, o futuro é incerto... Lamento que não te tenham colocado o cateter antes da quimio e agora não estarias a passar por esses problemas com as veias. Aliás, eu coloquei um primeiro - que tirei por causa da radio e terei que colocar o segundo, porque não tenho veias de acesso nos braços. Sabes que eu tenho alguma miaúfa de pôr o raio da argolinha, muito pelo que passei da primeira vez - tocou no coração e ele bateu descontroladamente...apanhei um susto. O meu marido (cardiologista...) descansou-me com esse "episódio" pois foi só isso, um episódio. Tens que aceitar o que o presente te trouxe e acreditar que o futuro vai ser bem melhor do que o presente.
    Tem que ser assim: não há outra opção
    P.S. Estou tremendo com o jogo da selecção...gaita!!!

    ResponderEliminar
  10. Dona Teresa, o que é a argolinha do cateter? Acho que o meu não tem isso... é possível?
    Já agora, estou a tentar entrar na sua casa e não se consegue aceder aos comentários...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Obrigado
    Marcia,Xekim, Natália, Natty,Alda, viriato,TeresaP, TeresaM,e a todos os que por aqui passam mesmo que em silêncio obrigado pela força e pelo carinho, eu estou melhor, tem dias assim, us bons outros nem tanto, e como diz a Márcia aos trancos e barrancos cá vamos nós....
    amanhã é outro dia

    beijinhos
    ..
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  12. Maguie querida, mesmo sem cancro, a tristeza e a doença fazem parte da vida. O teu irmão sem ter nada de mau esteve entre a vida e a morte e exemplos, como o dele, em que a a incerteza e insegurança não passam pelo cancro, são muitos.A incerteza será sempre uma "certeza" na tua vida, seja qual for o teu nível de saúde. Mas tu és uma mulher de pensamento forte e essa é a tua grande arma para seguires em frente. Tu já venceste, Maguie! Agora estás de saída da batalha e estás a curar as feridas. Há cicatrizes que ficarão para conprovar a tua coragem.
    Muitos beijinhos.
    Até amanhã

    ResponderEliminar
  13. Maguie
    Tudo o que tens sentindo é normal depois de passarmos pelos tratamentos, tu por teres as veias mal tratadas, eu por não ter aguentado o tratamento e ficar com o coração abalado pela toxicidade e não são só estes nomes técnicos. Pior é que nós sentimos, mas a vida passa a ser vista de maneira diferente,um dia após o outro.
    há 4 anos atráz a minha vida estava um caus, medo de tudo o que iria passar, hoje estou aqui, apesar de não poder fazer tudo como fazia, estou cá agarrando cada dia que passa.Todas ficamos com mazelas,mas a vida vai continuando.
    Coragem amiga:beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ola

    sei que ja estas bem mas e so para te lembrar que estou aqui
    beijinhos de ..luz

    ResponderEliminar
  15. beijocasssssssssssss não vim antes porque estive quase tod parte do dia a dormir....aproveitei o tempinho esuisito e dormiiiiiiii
    beijos minha meguie .....e forçaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Maguie, é assim uns dias melhores outros piores. Força e coragem para esta nova fase de tratamento...O futuro é feito de incertezas e o meu lema é viver o melhor possível o dia a dia...

    Força amiga não desanime.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Força Maguie,
    nada de desanimar nesta altura do campeonato, viste a selecção? acreditou até ao fim e venceu, e tu também já venceste várias etapas e vais vencer mais esta, só tens que acreditar!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Maguie
    Como dizes o futuro a Deus pertence!
    Verdade!
    Medos ???
    Sempre!!
    Agora é viver um dia de cada vez, agradecer a Deus por cada dia que acordamos e outra coisa... pensa naqueles/as que não tiveram a mesma hipótese que nós, uma nova oportunidade de Vida vamos vingar os que já foram com o bicho!
    Instablidade sentimo-la sempre mas não devemos lembrar todos os dias nesse bicho. Só tem uma coisa que me lembro todos os dias e peço protecção Deus e a minha querida Mãe.
    O resto deixo nas mãos de Deus o que é meu está guardado e já tive provas disso. Hoje podia não estar aqui a escrever para ti se não é a minha insistência em fazer os exames mais completos para confirmar o cancro, por isso digo tinha que passar por tudo isto, tinha que sofrer, tinha que aprender, tinha que as conhecer, tinha...fizeste exames para começares o Herceptin se os Drs vissem que isso te metia a vida em risco existem outros tratamentos. Á medida que os vais fazendo o teu coração vai sendo motorizado, a tensão vai sendo vista, etc...a sala de xuto...nunca fiquei traumatizada com ela vou lá cumprimentar os Enfermeiros/as que são uns queridos/as.
    O 1º dia senti aquele sabor na boca confesso até parece que as paredes são feitas da quimio, é a respiração dos doentes mas vai descontraída e com um sorriso nos lábios :) ajudas-te e ajudas os que te rodeiam :p acredita em Deus!
    Acredita em ti!
    E pensa que cada tratamento é uma vacina para ele não voltar!!!!!
    Beijinhos eu não estou a dizer nada que as outras Amigas não te tenham dito aqui.
    Dorme em paz, tramquiliza-te!

    ResponderEliminar
  19. Palavras sábias a do teu anjo da guarda..e olha amiga isto é do fundo do coração..tenta não viver com essa angustia..vou dar-te exemplos..o meu pai..vendia saude..em 1 ano e meio partiu..num sofrimento sufocante..a minha mae em 3 semanas partiu..nunca tinha sidoo doente..a minha tia partiu em 2 meses nunca tinha sido doente..a minha melhor amiga numa noite que saiu partiu..outra minha tia tia em 14 meses tb foi..amiga..a vida nunca esta nas nossas maos..para todos os que teem consciencia é uma angustia..aprendi que temos que viver umm dia de cada vez..e tentar ser muitoooooooo felizesssss..e gaja boa..tu MERECES..e sabes ser Feliz..venceste uma coisa má..o k muitos não conseguem..Sorri para essa GRANDE VITORIA da tua vida..
    Sei que é tão bom falar..mas Acredita amiga..acredita que te copreendo desde os meus 30 anos que vejo esse bicho maldito á minha volta..não comigo mas para os que amo e amei muito..e tinha tantos casos para te contar..não tenho dedos nas minhas maos para contar quem amei tanto e perdi..espero ter ajudado um pouco a levantar essa moral..bjooooooo

    ResponderEliminar
  20. Obrigado Zézinha
    pelas tuas sábias palavras, pela tua presença, e por teres sempre uma palavra amiga
    Deus te abençoe

    Beijinhos
    ..

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario