quinta-feira, 17 de junho de 2010

ANGELA

Como eu já tenho dito várias vezes, recebo imensos e-mails de mulheres com cancro de mama, algumas ainda estão na fase pior do tratamento a quimio,quando os cabelos começam a cair, a pele fica escura, os olhos com olheiras, aquela fase em que nos olhamos ao espelho e nos sentimos um monstro, é assim que esta guerreira brasileira se sente neste momento.
O e-mail que ela me enviou relata tudo aquilo que ela está a passar, os sentimentos de revolta, a angustia e o medo, tal qual eu e todas nós sentimos naquela fase, ao ler o que me escreveu, na minha memória voltou tudo de novo, um aperto no peito e as lágrimas voltaram a cair.
Angela tem apenas 26 anos e fez mastectomia num dos seios, esta na fase da Quimioterapia, os cabelos estão a cair,emagreceu e não tem coragem de se olhar no espelho, o namorado se foi quando soube da sua doença, só para terem a noção daquilo que ela está a passar.
A vida é muito ingrata, não é justo, ninguem merece passar por tudo isto!!!
A Angela fecha-se em casa, não tem coragem de sair á rua, acha-se feia, e diz que nunca mais vai conseguir encontrar um homem que a queira naquele estado.

Meu Deus!!! claro que não é assim Angela!!! eu compreendo os sentimentos neste momento, mas como já passei por eles, posso dizer claramente que não é assim!!!
Depois da quimio tudo volta ao normal, os cabelos crescem,as olheiras desparecem, a pele volta a ganhar aquele brilho de antes, tudo volta ao normal!!! eu sou a prova viva de que isso é verdade.

Antes do cancro


Durante a Quimioterapia como podes ver estava um horror!!!

Aqui eu estava um farrapo, nunca mostrei a ninguem esta foto porque está medonha!!!


Depois da Quimio e durante o Herceptin que não causa os mesmos efeitos



Como vê Angela , tudo volta ao normal, mas agora nesta fase dos tratamentos, é bom que não fiques em casa, não te escondas, usa maquilhagem para disfarçar as olheiras, ela faz milagres, como deves de ter lido eu sempre saí depois da ressaca da quimio, muitas vezes o meu espelho teimava em me dizer que estava um farrapo, mas logo de seguida eu fazia-lhe ver como ele estava errado, muitas vezes a minha cabeça me dizia para me refugiar, para não me mostrar, muitas vezes senti o olhar de pena das pessoas, pelo meu aspecto fisico, porque quando se usa lenço na cabeça, toda a gente sabe a razão, mas eu sempre dei a volta por cima, sempre fiz questão de me maquilhar e arranjar, para me sentir bem comigo mesma e tambem para mostrar ao mundo, que tinha cancro sim, mas não estava morta, e hoje depois de tudo acredita que ainda me sinto mais bonita, mais madura, tudo mudou na minha vida, contigo será o mesmo.
Em resposta ao teu e-mail, é tudo isto que te posso dizer, eu tenho mais 20 anos que tu, que ainda és uma jovem, e vais conseguir superar tudo isso, e logo encontras um homem que te mereça de verdade, e que te faça feliz, que te ame pelo que és, e que o facto de não teres um seio, não seja importante para ele e para a vossa felicidade!!!
E fico á espera de um e-mail teu dizendo que sim, que vais fazer tudo aquilo que eu te disse, certo????
Força Guerreira !!! escreve sempre que desejares, estou sempre aqui para te ajudar em tudo o que necessitares...
Um beijo enorme, que atravessa o Oceano, e um abraço bem apertado... estou contigo!!!
beijinhos
Maguie
..

21 comentários:

  1. O meu quase namorado também deu de frosques.

    Um beijinho para a Ângela.

    Beijo,Maguie.

    VandaReis

    ResponderEliminar
  2. Vanda
    espero que esse astral hoje esteja melhor que ontem, e pensa assim que se ele deu de frosques é porque não te merecia

    beijo grande
    ..

    ResponderEliminar
  3. Oi Maguie
    Gostei muito do teu post.
    Tens toda a razão no que dizes.
    Os teus conselhos são muito sábios:)

    jokas

    ResponderEliminar
  4. Ola Sandra

    é verdade todas nós já nos sentimos como a Angela e sabemos o quão dificil é esta fase...

    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maguie, bela mensagem.

    Olá, Ângela, é assim como a Maguie diz, ela sabe do que fala e sabe que o que diz é sentido por muitas outras pessoas, enrre as quais me incluo. Tem força e conta também com a nossa que a que temos é para todas. E juntas, é mesmo muita força.
    Um beijinho
    TeresaP

    ResponderEliminar
  6. que lindo amiga...ajudando...aconselhando...somos uns pelos outros ...
    Verdade amiga tudo passa....eu aqui as voltas com o cabelo....sombrancelhas....e perereca.......kkkk
    um beijo grande pra vc e pra nossa mais nova amiga Angela.!

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa

    é como dizes, uma por todas todas por uma, a Angela precisa como nós já precisamos de força, muita força
    beijinhos amiga
    ..

    ResponderEliminar
  8. Oi Cris

    o teu cabelo e sobrancelhas está crescendo nos trinques, na perereca não precisa de crescer heheheheh
    beijinhosss
    ..

    ResponderEliminar
  9. OLá Maguie e todas as Meninas!
    O que mais posso acrescentar????
    Acho que foi tudo dito!
    A Angela que se apoie nos familiares e Amigos porque se o namorado a deixou é porque não a amava e não a merecia. Angela mereces melhor!!!!
    Eu fiquei sem pêlos nenhuns pior que a Maguie nem pestanas, sombracelhas, etc...e coloquei isso no meu blog do Brilho dos Anjos. É uma fase dura mas que logo passa e voltamos a ter o mesmo aspecto.
    Força que a vida continua e isso é o que mais importa!
    O aspecto fisico disfarçamos :o) somos mulheres temos a maquilhagem a nosso favor ;o)
    Fica com os Anjos Angela és uma Guerreira nesta luta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Um post de muita força para a Ângela. As meninas sabem do que falam- eu só venho dar uma força e dozer que, se entrares nesta cadeia virtual de amigas irás ter muito carinho, mesmo que virtual. Já temos amigas de vários pontos de Portugal, outra nos estados Unidos, outras no Canadá e outras no Brasil (pelo menos que eu conheça) e temos todas o lema já indicado: Todas por Uma e Uma por todas. Toca a olhar em frente e a meter na cabecita que vais ser uma Vencedora e uma Grande Mulher Guerreira que só precisa de quem realmente gosta de ti, pelo que és. A vssa beleza interior não sai nunca e a de fora altera-se mas depois fica luminosa novamente, como este exemplo da Maguie.
    Daqui a pouco tempo, espero, já estarás mais bem disposta e a "aturar" estas "malucas" todas que se "entranham" completamente na nossa disposição.
    Muita força e, cá estamos todas.
    Quem sabe não irás fazer como a May (uma amiga Vencedora brasileira) que já veio a Portugal conhecer-nos? Bjs

    ResponderEliminar
  11. Márcia disse:

    Boa tarde,menina Maguie!
    Como sempre,a outra Anja,a nos ajudar.
    Como vê ,Maguie,a Ângela pode não ter encontrado ajuda nos blogs brasileiros,assim como eu não obtive ajuda nem respostas qdo tanto precisei.Graças a Deus encontrei á Lina,a Cris e voces todas,que tanto me ajudam e até aturam.Obrigadoo á todas!
    Que Deus te abençoe por tudo que faz por nós Maguie,compartilhando tudo,sempre com disposição e carinho imenso.

    ÂNGELAAAAA,conte comigo tbem amiga.
    E,muiiiiita força.Vai vencer assim como todas nós!Confie!
    beijinss ás duas e a todas que aqui passarem!

    ResponderEliminar
  12. venho so acrescentar mais um beijinho para a Angela e todas as amigas .
    beijinhos Maguie e uma tarde feliz

    ResponderEliminar
  13. Ola Linita, Isalenca,Marcia,Angelina,
    obrigado pela força para a Angela, é tudo o que ela precisa...

    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  14. ola

    mais uma vez fico sem palavras para me expressar es um orgulho como mulher es maravilhosa um grande ser humano com um coração onde cabe o mundo inteiro
    pronto fiquei KO (risos)
    um beijo para a Ângela

    beijinhos..maguiezinha

    ResponderEliminar
  15. @Ricky
    quando encontrares um defeito em mim e o disseres, eu vou á Farmácia comprar 25 tostões de polvora em pó para fazer uns foguetes heheheheh...
    só tu mesmo lolllllll

    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  16. Bom post Maguie! Todas passamos pelo o mesmo, e é muito bom poder desabafar com quem nos compreende!

    Ângela, é uma fase muito díficil, mas vai passar, tudo passa, o bom e o mau... O namorado foi embora agora? Melhor para rti, assim não perdes o teu precioso tempo com quem não te merece! Encontrarás decerto o homem que te fará feliz, mas o mais importante agora é ires lutando todos os dias, para ultrapassares esta fase menos boa!
    Força!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Maguie amada nem sei como lhe agradecer todo o carinho que recebi de você amada e de todas as suas amigas muito obrigado querida que Deus lhe abençoe pra toda a vida você merece tem um coração enorme cheio de amor pra dar pode deixar que eu vou seguir o seu conselho amada eu prometo que vou gostar mais de mim eu preciso me amar do jeito que eu sou me desculpe mas estou muito emocionada com todo o carinho de vocês muito obrigado a vocês todas obrigado eu vou continuar lutando dia a dia
    Maguie como eu lhe disse no e-mail eu já leio vc faz muito tempo todos os dias eu venho buscar forças aqui no seu blog e vou continuar buscando não me leve a mal se eu comentar poucas vezes mas estou sempre aqui amada muito obrigado
    beijos amada
    amo muito você Maguie

    Angy

    ResponderEliminar
  18. Angy
    não tens de me agradecer, no que eu puder ajudar conta comigo, obrigado pelas tuas palavras são muito queridas, obrigado.
    agora é sempre em frente nada de olhar para o que ficou lá atras, viste como eu fiquei durante a quimio? e não foi por isso que me fechei em casa, pelo contrario sempre saí, usei maquilhagem que disfarçava muito bem, e que me olhasse e não me conhecesse não notava que estava a fazer quimio, por isso querida vamos lá fazer o mesmo ok??? vamos á luta guerreira tu vais conseguir!!!
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  19. Um beijo para a Ângela.

    e outro para ti


    ;)

    ResponderEliminar
  20. Muito bem dito, Maguie!
    A Ângela precisa ter em mente que tudo na vida é passageiro, a alegria, a dor, a beleza... E esse momento especial que ela está vivendo tem que ser vivido dia a dia, um de cada vez mesmo! E posso dizer que para além das tristezas, das dores, das decepções, muuuuuuuuuuitas coisas boas aconteceram para mim: não parei um minuto, me diverti aos montes, ri até cansar, fiz novos amigos, fiz alguns cursos, dancei, viajei... A cura, assim como o bem estar, estão mais dentro do que fora de nós.
    Bem-vinda ao clube, Ângela! (Essas mulheres são maravilhosas e tive o prazer de conhecer algumas pessoalmente!) Se quiser me visitar lá no donas da língua, ficarei feliz. Os posts de 2008 e 2009 são os que mais focalizam o período do câncer. E se, por acaso, morar no Rio, me manda um mail. Quem sabe não nos encontramos? Beijinhos.

    Márcia, você tem razão, aqui há poucas mulheres com blogs sobre o assunto. Mas encontramos as portuguesas, né? (Por falar nisso, vc não vai criar o seu?). Apareça para me visitar, quando quiser. Beijos

    Beijocas, Maguie!

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario