terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quando tudo começou....



Depois da cirugia...



Durante as primeiras sessões de quimioterapia


no meio da quimioterapia


horrivel.....isto não é nada....



no dia da ultima Quimioterapia em estado degradado



depois de ter terminado a Quimioterapia




Agora no inicio da Radioterapia, já em estado quase normal



Hoje deu-me para relembrar, desde o dia em que tudo começou, todas as fases que passei, os terriveis efeitos secundarios da quimio, até ao dia de hoje.
Não consigo deixar de me emocionar ao lembrar os momentos em que me trancava sozinha no meu quarto e frente ao espelho chorava e maldizia a minha sorte, aquela imagem que reflectia não era eu, era um farrapo de mim mesma, a cada quimio, a cada ressaca eu via que a minha imagem se degradava cada vez mais, eu sabia que isso iria acontecer, mas não estava preparada .
Quantas vezes senti vergonha de sair á rua, sempre tinha de usar lenço ou chapeu, quantas vezes senti saudades do tempo em que andava de cabelos ao vento, do tempo em que não era necessario as camadas de maquilhagem para esconder as olheiras e as manchas na pele.
Hoje olho para tras e vejo o quão forte eu consegui ser, consegui sempre esconder esse sofrimento , só eu sei o que passei, muito embora toda a gente me dissesse que eu estava muito bem , que nem parecia que estava a fazer quimioterapia, que eu continuava muito bonita, eu fingia que acreditava ,eu sabia que falavam para me dar coragem e força, afinal o meu espelho nunca me mentiu, minha mãe sempre me dizia " deixa lá o cabelo, isso é o mal menor porque volta a crescer", é verdade, mas para quem está por fora as coisas parecem tão mais simples.
Pode parecer algo insignificante, mas não...não para uma mulher, não para mim que sempre me orgulhei da minha aparência mais jovem do que na realidade eu era...
Agora, neste momento já consigo olhar o espelho e sorrir, já me sinto bem com a minha aparência, o cabelo aos poucos vai crescendo, as manchas da pele vão desaparecendo, o meu rosto e os meu olhos já voltaram a brilhar.
Neste momento e durante mais um tempo, o causador de tudo está sendo estorricado de vez, a radio já não provoca quaiquer sintomas dolorosos, estou morta para que a minha vida volte ao normal, ao estado em que estava antes de tudo começar.
Tenho esperança que em breve eu vou olhar para tras, e ver que por tudo o que passei já lá vai tão longe..........QUE TUDO NÃO PASSOU DE UM SUSTO.

Maguie
..

14 comentários:

  1. Exactamente Maguie

    Ao ler-te e muitas outras Meninas vão sentir-se retratadas!
    Passámos todas por isso olhar no espelho e não reconhecer quem está do outro lado...eu tenho no meu olhar muita expressão e perdi tudo...sem pestanas, sem sombracelhas, sem cabelo, olheiras etc...claro que são coisas que não te falei porque não te queria assustar.
    Mas aos poucos fui dizendo que o que sentias era normal. E era normal para quem já tinha passado por isso para nós era uma novidade tão amarga, também me passou pela cabeça coisas que nem quero lembrar agora!
    Porque não é facil mas com muito Amor e Carinho conseguímos arranjar forças para lutar.
    E voilá aqui estás a passar uma nova etapa :) bem menos complicada e até parece que tudo já foi á muitooooo tempoooo...Beijokas e recordar faz parte da nossa vida, mas agora é andar para a frente ;)

    ResponderEliminar
  2. Como és linda, DIVA

    Força nesse teu coração

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  3. A RAINHA JÁ VENCEU!

    Agora, já está como nova!

    Está pronta a sentar-se no seu trono real e a exercer a sua realeza

    Estamos à espera, Rainha

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. É assim mesmo em breve vais poder dizer foi um susto, o bicho já lá vai...
    Que tudo corra pelo melhor!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Emocionaste-me com o teu texto...

    E pronto, isso já lá vai! A ninguém passa pela cabeça achar que esses amargos de pensamento são coisas supérfluas ou sem interesse. Sabemos que têm importância e muita, apenas tentamos minorar da forma que conseguimos (já nem digo da forma como sabemos!).

    E tu és linda, e estiveste sempre muito bonita... estavas diferente, mas bonita. A beleza não está apenas num punhado de cabelo, numa mama ou nuns quilos a menos, está no todo. E tu és o todo.

    Bjinhos. Fico contente por ver que estás a recuperar a auto-estima.

    Ahhhhhhhhh e foram... quantos?! 7 não foi?! Eu bem digo que tu dás sorte no estádio, eheheheheh

    ResponderEliminar
  6. E pronto, tá quase .........


    Não vai custar nada, tudo não passou de um susto.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ao ler as tuas palavras é impossível não ficar emocionada. foi como se eu própria tivesse a exprimir tudo o que sinto ou senti. nao te conheço nem um pouquinho mas admiro-te e acho que realmente um dia vamos dizer "já passou e eu venci".
    continua com essa força fantástica
    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Sempre soubemos que uma guerra não é fácil;
    Mas também sabemos agora que existem mulheres guerreiras, capazes de enfrentar grandes ataques para vencer, ataques que lhes tiram algumas coisas, que lhes detonam a alma, causando imensas dores... mas que não lhes tiram a vontade de viver!

    Conhecendo você e sua luta, concluo que o melhor momento de uma batalha vencida, deve ser olhar para dentro e fora de si mesmo e verificar que, as cicatrizes não têm mais tanta importância, diante do tanto que se conseguiu superar.

    A sua força e a sua luta fizeram mais forte o seu coração.
    Beijos enormes, de quem te admira e te ama muito!

    ResponderEliminar
  9. Foi uma fase da vida em que foste posta á prova ,por um ser superior,e passaste com 20 valores.

    com respeito á beleza e jovialidade! isso é irrelevante,
    estiveste sempre em todas as fases muito bonita ,e a beleza vinha de dentro!!!
    um ser maravilhoso ,nunca pode estar feia, pode é estar menos bem.

    continua assim pois agora vais ter o mundo aos teus pés, e com muito mais alegria por teres superado essa malfadada doença.

    ResponderEliminar
  10. Margarida grande mulher ao ler estas tuas palavras a minha admiração e carinho por ti ainda cresceram mais, tu és de facto um ser humano extraordinário e com uma força imensa que merece tudo de bom na vida.
    Não foi fácil, não é fácil mas tu vais vencer.
    E a vida tem que ser vivida hoje mais que nunca a 100% e um dia de cada vez.
    Força Margarida.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar
  11. Minha Rainha,

    Até fazes bem relembrar certas situações... assim tens uma ideia da muita FORÇA que tens. A tal força da natureza que é muito tua.
    Sei que sofreste muito ao longo do processo. No entanto, nunca tive (nem ninguém teve) noção da dimensão do teu sofrimento... só quem passa por elas é que sabe o que sente.
    Mas isso também já passou. Agora é tempo de olhares para essa tua fase com ORGULHO. Só uma MULHER como TU ultrapassaria "isto" exemplarmente.
    Ao longo de todo o processo, como já te disse, sempre achei que estavas LINDA. E tu sabes que tenho razão naquilo que digo, embora não estivesses como antes. Sempre soubeste gerir a tua beleza, com cuidado e, por isso, minha querida amiga, o mérito é todo TEU.
    Não dizia isso para te animar, mas a verdade é que com ou sem cabelo sempre estiveste impecável.
    Agora, que recuperaste o brilho no olhar, como dizes, estás cada vez mais LINDAAAA! (Ahahahah, já tinha reparado... esse brilho não engana ;) )

    Sabes que tenho um IMENSO ORGULHO em TI, minha AMIGA. Por tudo o que ultrapassaste e pela LUTADORA que és.

    beijinhos*****************************

    Não gosto nada de ti. Blhec!! ;D

    ResponderEliminar
  12. @ Cristina J. - 7??? Está a falar do resultado do Enorme Benfica frente ao Setúbal? Foram 8!!! eheheheh.
    Nem sei como não se distraíram com a BELEZURA da Rainha nas bancadas...!!!
    beijinhos


    @ Minda - já tinha saudades de a "ver" por cá. Um beijinho enorme para si.


    @ Fátima - beijinhos para si e para o seu menino lindo.

    ResponderEliminar
  13. Pois é Ana... mas eu desisti de ver o jogo com o 7º golo, ehehehe
    já não suportava a cara do guarda-redes do Setúbal... coitado.

    Enviei um sms á nossa Maguie para ela abandonar o estádio e deixar de inspirar mais os jogadores benfiquistas e ficarmos por ali... mas ela continuou e os golos também, eheheheh

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario