quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PORQUÊ EU


A aceitação de uma doença potencialmente fatal é extremamente difícil. Para mais, a maior parte das pessoas pouco ou nenhum treino têm no conselho a dar aos que sofrem de doenças terminais.

A cólera, o azedume e o medo são muitas vezes a primeira reacção a um diagnóstico de cancro. Não obstante, verifica-se muitas vezes uma progressão da recusa para a cólera, para a depressão e, por fim, para a aceitação.

Sucede muitas vezes que o sentimento de amargura do doente não é levado em conta pelas outras pessoas. Se é certo que a família e os amigos pressentem o azedume, a verdade é que, a maior parte das vezes, ignoram a melhor forma de fazer a aproximação da pessoa. Às vezes, os entes queridos tentam ajudar o doente a reprimir as emoções desagradáveis, e, ao procederem assim, acabam por dificultar a comunicação posterior; noutros casos, a família e os amigos têm receio de falar sobre o estado em que se encontra.

Claro que é importante que o doente seja capaz de exprimir cólera, pois trata-se de uma reacção normal e compreensível.Ora, suprimindo-a, a cólera pode transformar-se em depressão grave.

Muitos doentes conseguem ultrapassá-la e chegar a um estado de aceitação: acabam por compreender que, embora o seu tempo seja limitado, podem ainda usar o que lhes resta. E, algumas vezes até, decidem-se a gozar os últimos tempos da sua vida da forma mais completa de que são capazes.

9 comentários:

  1. Maguy,
    No nosso caso não podemos pensar que a doença é potencialmente fatal, pelo contrário, a taxa de sobrevivência de doentes com cancro da mamo hoje em dia já é bastante elevada, e não se pode partir para uma luta destas já vencida à partida.
    Espero que tenhas a coragem e a garra de vencedora, a luta não é fácil, mas vai passar e tudo vai correr pelo melhor, é é para isso que cá estamos...
    Um beijo grande de coragem e muita amizade
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  2. E porquê eu?!
    Tudo tem um sentido mesmo quando é nestas circustâncias...vais ficar muito mais forte e acabar por aprender muita coisa, temos o momento da negação,do porquê eu?
    E agora? Vou viver?
    Muitas incertezas que com o tempo vão ficar cada vez mais leves, não vou dizer é facil porque não o é...vivi cada momento com muitas incertezas até ser operada, depois disso foi saber que tipo de tratamento me estava destinado inicialmente era radio e quando se juntaram para decidir o que era melhor para mim,estava incluída a quimio aí chorei quando lhe perguntei se me caia o cabelo :( foi uma ansiedade, falta de auto-estima,insegurança,etc...na minha 1ª quimio entrei a sorrir e foi assim até á última as ressacas essas eram minhas,a falta de vontade de conviver fez-se a minha vontade, a falta de vontade de cozinhar comia fora e lá se foi passando e o que tinha tanta importância como o cabelo deixou de ter valor!
    A tua vontade é terminar os tratamentos e voltares a fazer o que fazias até a doença ter aparecido, voltares a seres tu :) por isso eu digo uma etapa de cada vez!
    Já sabes algum resultado?
    Não tenhas medo da operação eu estava calmissíma começou ás 18h e tal perto das 21h tinha terminado, de manhã cedo tive alta e correu spr tudo muito bem graças a deus e contigo vai ser igual um beijinho muito grande e todas essas dúvidas fazem parte.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, mas capacita-te que não estás para morrer. Aqui quem morre é o bicho.
    Vai buscar forças onde conseguires, mas luta, acredita e vais vencer.

    Beijinho
    Marina

    ResponderEliminar
  4. Terminal? Tempo limitado?! Maguie...nada disso... pensa num problema temporário que vais ter que ultrapassar e vais ultrapassar. Pensa nestas hipóteses e não na pior, porque essa não vai acontecer contigo.

    Um beijinhos gigante*****************************************************************

    ResponderEliminar
  5. Então? ai ai ai
    Tu és ENORME e tens muita força, mais do que imaginas, talvez.
    Há certas palavras que não podem nem devem fazer parte do teu dicionário.
    O teu vocabulário é dos VENCEDORES.

    Um enorme beijinho para ti. Sabes que estou sempre contigo. Fica bem florzinha. ********

    ResponderEliminar
  6. Querida Maguie, pensa que esta doença tem uma taxa muito elevada de cura. Penso sempre nisso, sabes? Porquê eu?, claro qeu sim! Não é normal as pessoas não se interrogarem. No entanto, preenche logo este dado relativo à esperança: a maior parte das mulheres sobrevivem e bem, com qualidade. Por que não havemos nós de estar nessa percentagem tão confortável? O meu filho mais velho, "deu a volta" à aflição com a seguinte fórmula: se as amigas da minha mãe (várias) superaram, a minha mãe também vai superar. Tenho várias amigas operadas há vários anos e conheço muitos muitos casos de longa sobrevivência. Fui ao Fórum do Cancro da Mama em Novembro e dá gosto ouvir a mensagem de esperança. Beijinhos. Vou para a escola, pois já voltei às aulas e ao trabalho normal. Fica bem, sim?
    madalena

    ResponderEliminar
  7. Isa, Lina Querubim,carecaloira,LuaSLBENFICA,Ana, Madalena, e a todas as que aqui deixaram uma mensagem de força e coragem o meu muito obrigado, é sempre gratificante perceber que ao meu redor existem pessoas como vocês que se preocupam em me ajudar a não cair
    Por mim,pela minha familia, pelos meus amigos, por vós eu vos digo que
    EU VOU VENCER

    Obrigado, um grande beijinho para todas

    Maguie

    ResponderEliminar
  8. Olá é a primeira vez que por aqui passo e decidi deixar rasto hehehe
    Pelo que li fiquei contente com esse espirito e é verdade que o mais importante é nós acreditarmos que podemos vencer e dar um fim a "bicharada".
    Portanto continue com essa garra que nós deste lado tambem estamos a fazer força ,ok?
    ACREDITAR SEMPRE
    jorge

    ResponderEliminar
  9. O vento forte deixa as grandes arvores sempre de pé.


    Força

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario