terça-feira, 6 de julho de 2010

Á NOITE SONHEI QUE TINHA PEITO

«Ontem à noite descobri um pequeno caroço num peito. Um caroço indiscutível que não conheço. Toco-o e ele move-se acompanhando o ritmo dos meus dedos mas, por mais que lhe mexa, não desaparece. Continuo a ter um pequeno caroço. Tenho um pequeno caroço? Como é possível que estes peitos tão pequenos, que nunca serviram nem para seduzir nem para amamentar, tenham um caroço?» É assim que se inicia um relato emocionante na primeira pessoa de uma mulher com cancro da mama.



Ultimamente tenho devorado todos os livros que falam sobre cancro da mama, relatos reais de pessoas que como eu já passaram por todas as fases que a doença nos obriga a passar, entre tantos que li, destaco o da Ecritora Mariena Michelena " Á noite sonhei que tinha peito" um relato emocionate narrado na primeira pessoa, e que tem tanta coisa em comum comigo.
A descoberta do " caroço" o medo do diagóstico,a angustia de ter que dar a noticia á Familia, a espera deseperada para a cirugia e daí por diante,todos os tratamentos, a horrivel Quimioterapia, a dor pela perda de cabelo tudo igual, ao ler revivi toda a angustia e medo que passei.
É incrivel como todos os sentimentos são iguais, esta mulher soube no mesmo ano que eu, que tinha cancro, todas as sua passagens coincidem com as minhas, mas tem algo de diferente, e algo muito importante, ela fez mastectomia radical nas duas mamas, e eu felizmente apenas fiz quadrectomia em uma, fui mais previligiada nesse aspecto, mas nem por isso deixei de passar por tudo tal qual ela passou.
Muitos amigos e familiares, não concordam que eu leia esses livros, acham que me estou a massacrar, já lhes fiz ver que não é nada disso, eu preciso saber de tudo o que diga respeito a esta minha condição, preciso comparar, preciso saber se o que sinto é normal, preciso de saber todos os detalhes por menores que sejam para conseguir ter uma vida minimamente feliz,sem os sobressaltos que apenas uma pequena gripe me possa causar, porque sei que o meu corpo  fragilizado pelos quimicos não é o mesmo de antes do cancro.
Não vale a pena tentarem me dizer o contrario, que não devo ler, que não devo pesquisar, porque cada caso é um caso, mas sendo verdade, cada caso é um caso, todos eles nos levam ao sofrimento de igual modo, todas nós sentimos igual, por isso vou continuar a ler, vou continuar a obter toda a informação que eu ache necessária, porque alem de me ajudar a me entender melhor, ajuda-me a crescer como ser humano, a ser ainda mais solidária, amar ainda mais o próximo, e ajuda-me a deixar de pensar naquela frase que todas nós pensamos no momento em que somos confrontadas com o diagnóstico, a frase que martela na nossa cabeça " porquê eu? " e passamos a pensar no plural " porquê nós ",  porque não, não somos todas iguais?, umas mais ricas, outras mais pobres, umas diplomadas, outras analfabetas, mas somos todas mulheres, que tivemos a pouca " sorte" de ser contempladas com algo que ninguem quer, mas se o fomos, resta-nos transformar a tragédia, em algo de positivo, e viver da melhor maneira possivel, um dia de cada vez, não olhar para trás, e nem almejar o futuro, viver apenas o presente e ser feliz.

Aconselho a ler o relato desta mulher, achei o livro extraordinário, cada página que fui lendo, fui crescendo ainda mais,(apesar das lagrimas que me vão caindo a cada passagem), e aos poucos vou deixando de sentir pena de mim mesma, afinal existem tantos casos piores que o meu!!!
Desculpem o desabafo, mas precisava partilhar com vocês, tudo aquilo que senti ao ler este livro.....
Beijinhos....

9 comentários:

  1. ola

    cada vez me convenço mais que es uma joia rara um ser humano maravilhoso e do quanto me orgulho poder contar com a tua amizade es linda e eu gosto muito de ti

    beijinhos de .. luz

    ResponderEliminar
  2. Exagerado lollllll
    tb gosto muito de ti
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Maguie!
    Gostei muito de ler este desabafo...
    E se é importante, força nas leituras...
    Beijinhos muito doces

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Janine
    terminou os exames???
    muitos beijinhos doces para ti tambem
    ..

    ResponderEliminar
  5. Márcia disse;

    Oi Maguie,boa noite.
    Tambem gosto de ler sobre tudo que gira em torno do cancer e suas consequencias em nossas vidas mesmo depois de ter feito os tratamentos todos,para comparar se estou no "normal" quanto ao que sentimos e as mudanças em nossas vidas,e sobretudo para ajudar as que estão em tratamento ou se descobriram recentemente esta doença.
    Hoje uma simples batata e cebola me fizeram chorar.Não consegui cortá-las,não tenho força nos braços.Me deu um "emburranço",o meu amori terminou o almoço e me agarrei ao travesseiro e fiquei na cama o dia todo.Precisava de um tempinho prá mim,mesmo que a chorar.Mas como tudo passa,já estou normáli,aos poucos tudo volta ao normal....enfim.
    Boaaaa noite,amiginha,desculpe o desabafo bobo.
    Dorme com deus e com os anjinhos.
    muitos beijinsss

    ResponderEliminar
  6. ....ops...Deus,com D maiúsculo...viu,já estou normal,com meus erros...lolll
    more kisses

    ResponderEliminar
  7. Márciaaaa
    minha amiga lindaaaa, esses emburranços são normais sim, afinal somos humanas temos sentimentos, e por mais que digam que tudo volta ao normal, nós sabemos que não é verdade, já não somos o que eramos antes do maldito, e isso se vê em pequenas coisas que parecem tão fáceis, e se tornaram mais dificeis, temos de aprender a viver com essas dificuldades, não podemos é deixar que isso nos leve para baixo, isso jamais!!!! aqui de longe vai o meu abracinho e muitos beijinhos querida amiga, fique com Deus
    ..

    ResponderEliminar
  8. é isso aíiii, hehehhe normali, os pensamentos ruins já foram para o béléleu hehehheheh
    mais bjinhossssss
    ..

    ResponderEliminar
  9. Márcia disse:

    verdade,Maguie...já foiiii.
    Bigado pelos abracins e beijinsss,e mando-lhes muitosssss.

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario