quarta-feira, 28 de abril de 2010

Herceptin: cura milagrosa?
Herceptin (trastuzumab) pode parecer um milagre. Ele é conhecido por impedir a metástase e mortalidade. Para os doentes de cancro pode até ser um milagre que não existe,pois a droga tem efeitos adversos sobre o coração e a verdade é que muitas das doentes têm algumas contra-indicações cardíacas.
As drogas que são desenvolvidos, têm um impacto sobre o cancro, mas os efeitos colaterais podem ser prejudiciais ao bem-estar e a saúde continuada. Muitas de nós tambem tomamos o tamoxifeno e sabemos muito bem que tambem há um aspecto a ter em conta para quem toma estes medicamento. Por um lado, é reconfortante saber que estamos lutando todos os dias para acabar com o cancro. Por outro lado, temos de saber lidar com os efeitos colaterais mesmo que alguns sejam graves e inaceitáveis.
Eu agradeço muito á comunidade médica, pois eles realmente estão a trabalhar bastante para encontrar uma cura para o cancro da mama, no entanto, uma cura que tem o potencial de matar acaba por não ser uma cura.
Além disso, acrescenta ainda mais stresse para a vida dos doentes, que ficam indecisos se devem ou não tomar esses medicamentos
Há muita coisa para criticar , mas sinceramente as empresas farmacêuticas precisam ser responsáveis antes de apressar uma droga para o mercado.
Muitas de nós estão desesperadas para ter esperança de vida.
Eu, por exemplo, estou a tomar Herceptin mas foi-me dado conhecimento dos danos que pode causar, mas se tenho a hipotese de ficar curada, mesmo sabendo os efeitos colaterais que isso acarreta estou a arriscar porque quero ficar livre do cancro para sempre..........
Amanhã lá estarei para mais um, e seja o que Deus quiser....

Maguie

..

10 comentários:

  1. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais e ninguém está melhor capacitado do que o nosso médico para dizer se é ou não para avançar.
    Se começarmos a ler com atenção as bulas dos medicamentos...ui...acho que ninguém tomava nada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Maguieeeeeee. todos os quimícos têm contra-indicações mas aqui no nosso caso é um mal necessário. Como sabes terminei o Herceptin em Outubro o meu coraçãozito ainda está ressentido mas qq dia vai ao lugar :p
    Ia fazer 1 ano e 3 meses e faltava dois tratamentos para fazer 1 ano eu mesma perguntei ao Dr se morria por fazer mais dois, ele respondeu que não e decidi fazer o protocolo do ano pelo menos!

    Mas não tenhas medo, pede a Deus e aos nossos Anjinhos que nos ajudem porque um dia vamos estar novinhas em folha!
    Beijokas para ti e Isa
    Ahhhhh amanhã vai diminuír mais um na conta ;o)

    ResponderEliminar
  3. Olá IsaLenca
    Olá Lina

    pois eu sei isso tudo, no inicio estava com mmais receio mas agora confesso que estou tranquila, eu sei que essas drogas fazem bem a uma coisa e mal a outra, quero lá saber, eu quero é daqui a algum tempo poder dizer" Já não tenho cancro" e já não tenho, mas o que possa restar ainda do malvado está sendo extreminado com o Herceptin

    Beijinhos ás duas
    ..

    ResponderEliminar
  4. olá Maguie.
    Nao sei se alongo prazo ainda poderei ter consequencias no coração em relação ao herceptin, fiz sempre exames e Graças a Deus, o ,meu coração foi estando sempre bem, e consegui chegar ao fim do tratamento.
    E espero mesmo ter ficado livre de cancros, e dou graças a terem inventado o Herceptim.
    um beijinho e que corra tudo bem amanha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Isa
    vai dar tudo certo sim obrigado
    beijo
    ..

    ResponderEliminar
  6. ola

    não enchas essa cabecinha linda e maravilhosa com macaquinhos
    ate amanhã

    beijinhos de..luz

    ResponderEliminar
  7. Chegou e disse tirou o chapeu e foi-se hehehehe....
    bjs
    ..

    ResponderEliminar
  8. olá Maguie
    Também fiz o herceptin como sabes,as contra indicações estão em todos os medicamentos,também tive medo quanto ao coração...correu tudo bem e o coração aguentou.

    Beijinhos e tudo de bom para amanhã.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Maguie,
    Acho mesmo importante estas reflexões, apesar de serem causadoras de stress... Mas é sinal de que todas vós são pessoas que tentam estar informadas sobre as opções terapêuticas e os riscos...e não deixam tudo nas mãos dos profissionais de saúde.
    Isso é um grande sinal de inteligência.
    E, pesando os prós e os contras, optando, respirar fundo e acreditar de que tudo irá correr da melhor maneira.
    Um beijinho muito grande com carinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Janine

    obrigado... um grande beijinho de carinho
    ..

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario