terça-feira, 20 de abril de 2010

INFARMED PROIBE VENDA DO AVASTIN


A Infarmed enviou uma nota aos hospitais que tratam doentes oncológicos para excluírem o Avastin no tratamento do cancro da mama metastático, doença que alastra para outras partes do corpo.

A autoridade Nacional de Medicamentos questiona o valor terapêutico do remédio, alegando que os benefícios do mesmo ainda não foram provados. A decisão de retirada baseia-se na lei 195/2006. Segundo o jornal Correio da Manhã, Infarmed terá mesmo avisado os hospitais de que serão processados por via civil, criminal e financeiramente, caso prossigam com a compra do medicamento.

Uma decisão contestada

O laboratório que comercializa o medicamento contesta o Infarmed por esta decisão alegando que o Avastin em associação com o Paclitaxel foi aprovado pela comissão europeia. O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Ricardo da Luz, afirma que também não entende esta decisão uma vez que a agencia europeia já comprou os efeitos positivos no retardamento do cancro da mama metastático provocados pelo remédio em causa.

Em entrevista ao Correio da Manhã, Jorge Espirito Santo, presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos, afirmou «sabemos que avastin é muito caro e não para ser usado em todos os doentes, mas acho insensato não poder usá-lo nos doentes que se qualificam para a terapêutica. Tenciono levar isto ao Colégio da Ordem dos Médicos. O benefício, ou não, para o doente é uma discussão técnica. Como oncologista considero que não é aceitável esta proibição.

O caso de Santa Maria O avastin ficou conhecido devido à troca de medicamentos no Hospital de Santa Maria,no caso que deixou seis pacientes cegos.

O avastin é um medicamento capaz de retardar a doença, proporcionando ao doente uma maior qualidade de vida. O fármaco é usado no tratamento do cancro da mama. A agência europeia do medicamento reconheceu o uso do avastin para o cancro do cólon ou do recto, cancro do pulmão de células não pequenas avançado e cancro dos rins avançado ou metastizado.

Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem desta doença.
A Autoridade NacionaL afirma questiona o valor terapêutico do fármaco apesar da constestação de vários profissionais .
...
só me apetece dizer " VÃO PARA O RAIO QUE OS PARTA ...."

Maguie
..

9 comentários:

  1. mais uma vez o dinheiro a prevalecer.... quem puder ir ao privado faz tratamento com avastin quem nao pode resta-lhe ter menos esperança de sobreviver á doença. Menos uma arma para a luta
    este é o país que temos.... tristeza

    ResponderEliminar
  2. É verdade e tem mais o tratamento que faço o Herceptin custa ao estado cada tratamento cerca de 3 mil euros, e para poupar só é administrado a doentes com uma certa idade, ou seja se a pessoa tiver uma idade um pouco mais avançada não tem direito a fazer herceptin, deixa-se morrer mais depressa é assim.....
    e o Estado continua a gastar o dinheiro mal gasto em coisas desnecessarias.....
    ..

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida
    Dinheiro e só dinheiro é que interessa para esta gente.
    E eu que o diga. No meu serviço agora somos números, deixamos de ser pessoas.
    No IPO nunca me mandaram fazer as chamadas análises "marcadores tumorais" questionei a médica na última consulta e a resposta dela foi esta "aqui não temos marcadores mas sim canetas de filtro". Isto diz tudo.
    Mas eu tenho esperança que tudo isto um dia mude para melhor.
    Só passei para te deixar um beijinho e fiquei muito contente ao perceber que a boa disposição continua.
    Tu e a Lua continuam lindas como sempre, que saudades.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar
  4. Ola Fátima
    ainda nem estou em mim, a médica do IPO merecia uma resposta á altura, que falta de profissionalismo, e pior que falta de humanismo.
    Quem sabe isto melhor, tenho as minhas duvidas mas enfim, enquanto á vida á esperança.
    Tambem tenho saudades tuas e do Hugo
    beijinhos para voces dois
    uma boa noite
    ..

    ResponderEliminar
  5. =((((((((( Também vi a notícia... Enfim... nem sei o que dizer... somos todos tão especiais para os que nos amam, mas quando estes não nos podem ajudar, parece que não passamos de números... =((

    Beijo grande para ti***********ADTM**

    Beijinhos grandes para a Fátima e o Huguinho***************************

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas!
    Maguie sei que o Herceptin fica nesse valores por tratamento pq eu faço mtas perguntas ao meu Onco. De forma que acabo por me comparar a outras Meninas com o mesmo tipo de cancro que eu tive!
    E como nunca tinha feito marcadores falei nisso e fiz :p temos que nos manter de olho aberto, por isso é importante falarmos umas com as outras!
    Fátima essa sua Dra por acaso não tem como 1º nome o seu????

    É que lidei com uma numa consulta de urgência e gozou eu gozei tb e tava a ver que se a coisa não acalmava ia dar para o torto!
    Maguie...isso que dissete não tem a ver com o estádio do cancro????
    Como viste no Living Proof foi assim...beijokas e durmam com os Anjos!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite MAGUI, bela escolha de musica,Seu Jorge e Ana Carolina,amuuu!

    Beijussss para voce amiga!

    ResponderEliminar
  8. Olá Margarida
    Espero que estejas bem. E com esperança de que um dia tudo isto vai melhorar, Deus é grande.
    A boa notícia é que a médica me disse que eu ia voltar a ter o meu médico que vai regressar, por isso na próxima consulta já vou poder falar com ele ser ouvida e esclarecida.
    Uma boa noite
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    LUA
    Que saudades.
    Beijos meus e do Hugo

    LINA QUERUBIM
    A médica não tem o mesmo nome que eu. Mas infelizmente já é a segunda médica que eu encontro no IPO que de humano e de médicas têm pouco. Mas graças a Deus que não são todos assim.
    Eu vou esperar pelo meu médico, esse sim cinco estrelas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!
    Fátima o teu Dr não é o António Guimarães?
    Esse é o meu Onco mas ele vai estar 3 meses fora. Só volta em Junho salvo erro é quando tenho consulta!
    Beijokas e força na luta!!!

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario