segunda-feira, 26 de abril de 2010



Medicamento usado para prevenir a reaparição de cancro de mama pode ser perigoso.


Um novo estudo mostra que o uso contínuo do medicamento tamoxifeno pode causar o desenvolvimento de um tumor pouco comum, porém agressivo.

Apesar do resultado desse estudo, muitos outros especialistas realizaram outros testes que comprovaram que o tamoxifeno impede que a paciente desenvolva cancro na outra mama.

Segundo o doutor Christopher I. Li, um dos autores do estudo, todos os tipos de tratamentos tem riscos associados , mas o quadro do tamoxifeno continua sendo o de que ele diminui o risco de morte por cancro de mama seus benefícios ultrapassam os riscos.

O tamoxifeno bloqueia os efeitos do estrógeno e reduz as chances do cancro voltar e o espalhamento do cancro estrógeno-sensível, que é o que mais ocorre.

O novo estudo mostrou que mulheres que fizeram uso do tamoxifeno por cinco anos ou mais têm uma chance 60% menor do que aquelas que não utilizaram, de desenvolverem cancro estrógeno-sensível no segundo seio e uma chance 40% menor de desenvolver cancro de qualquer outro tipo.

Mas o estudo também mostrou que o uso contínuo de tamoxifeno pode causar o desenvolvimento de um cancro que não seja estrógeno-sensível. Esses tumores são mais difíceis de tratar e são mais raros também.

Dan Berry, do M. D. Anderson Cancer Center de Houston, Estados Unidos, disse que o estudo pode ser uma falha estatística, o que é muito comum em estudos de controle, já que mulheres que usaram o remédio por um período de um a quatro anos não desenvolveram nada.

Alguns especialistas em cancro de mama estão preocupados que as mulheres que souberem do estudo parem de tomar o tamoxifeno, que é o medicamento mais usado durante o tratamento.

Para o doutor Eric Winer, do Dana-Farber Cancer Institute, essa mulheres tem que ter em mente que o medicamento serve para evitar que o cancro se espalhe para os ossos, fígado e rins, além de prevenir que ocorra na outra mama melhorando as chances de sobrevivência.

Fonte:
Cancer Research
...........
Resumindo e concluindo, já dizia a minha avó " Não morremos do mal morremos da cura"
enfim o melhor mesmo é não ligar a estas noticias e seguir em frente, até quando Deus quiser...
Maguie

..

6 comentários:

  1. Oi
    Pois, a tua avó tinha razão. Mas, se pensarmos muito nisso, não vamos a lado nenhum. A quimio também faz mal, a radio e muitos medicamentos para outras patologias, podem ter efeitos secundários graves e irreversíveis. Mas, não fazer nada, isso sim, pode ser fatal. Digo para mim mesma: num penses Banda, num penses eheheheh :0)

    Beijokas e boa semana.

    VandaReis

    ResponderEliminar
  2. Oi Maguie
    A teoria da tua avó também é a minha!
    Eu ponderei muito se tomaria o tamoxifeno ou não. A minha mãe não se deu bem com ele. O meu endométrio também não gostou e vou resolver o problema em Junho. No entanto vou continuar a tomar caso não dê mais problemas.

    jokas

    ResponderEliminar
  3. Todos os medicamentos têm contra indicações e efeitos indesejáveis... No caso deste, os médicos estão a fazer a mudança para o aromasin ou outro, após o período seguro de efeito/risco. Tudo vai correr bem, eu acho! A medicina avança todos os dias e nós somos mulheres a quem foi dita a verdade e a nossa energia interior vai fazer o seu papel também. Beijinhos, Maguie!

    ResponderEliminar
  4. Pois é meninas, a minha avó tinha razão, mas como diz a Vanda o melhor é não pensar nisso, eu vou continuar a tomar o comprimidinho perigoso, e seja o que Deus quiser

    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  5. Aiiiiiiiiiiiiiiiiii Maguie eu tomo :o( qdo tiver consulta com o Dr em junho vou falar nisso.
    Bolas...e agora?!
    Beijinhos

    Vou colocar no meu blogi, ok??

    ResponderEliminar
  6. Olá Margarida
    Pois é, às tantas nem sabemos muito bem o que fazer.
    Mas razão mesmo tinha a tua e a minha avó.
    O melhor é não pensarmos muito nem ligarmos, senão ficamos ainda pior.
    Seja o que Deus quiser.
    O importante mesmo é vivermos um dia de cada vez o melhor possível.
    Beijos carinhosos meus e do Hugo

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario