quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seguro de Vida: Discriminação de deficientes e pessoas com cancro

Como algumas meninas já sabem, desde Junho que ando numa luta constante com uma Seguradora que se recusa a fazer-me um Seguro de vida para o Crédito á Habitação.
No meu Banco o crédito foi aprovado em 4 dias, mas quando foi necessario preencher o Formulário para o Seguro, eu como sempre me pautei pela verdade e não sou desonesta( poderia ter sido) dei conta do meu caso clinico, Cancro de mama HR2 positivo ductal evasivo sem metasteses, tal qual consta no meu relatório Médico, claro que já imaginando que viria a ter problemas para fazer o Seguro, mas nunca pensei que fossem tantos.
Teria sido tudo mais fácil se eu omitisse a verdade, mas não o fiz, porque essa não foi a minha educação.
A Seguradora nunca me disse redondamente que não o fazia, mas como eu de inteligência graças a Deus sou farta, não me falta, já por duas vezes me pediu relatorio Médico actualizado, actualizado????? mas o relatório é sempre igual, só mudam as datas, mas enfim, por 2 vezes enviei os ditos relatórios e por várias vezes obtive esta resposta " O seguro de vida relativo á Srª Dº Margarida.... fica em estudo até março de 2011" ou seja até lá não tenho direito ao seguro, mas e quem garante que depois de março o vou ter???? falando em bom português continuam a enrolar com esta conversa só para que não tenham de dizer redondamente " NÂO".
Por um lado podemos entender as Seguradoras, dizem muitas pessoas, mas entender porquê??? nós não pagamos quantias exurbitantes para isso??,quem garante que uma pessoa saudavel, não possa morrer a qualquer instante??? não é esse o destino de todos nós , morrer!!!!, claro que é, mas nós as pessoas com deficiência e no meu caso com cancro de mama praticamente curado, temos a setença de morte, estamos marcadas na testa SENTENCIADA PARA MORRER!!!! é isso que as seguradoras nos fazem, apelidam-nos de condenadas, discriminam-nos, porque tivemos a infelicidade de contrair esta doença. Discriminação é crime, poderia processar a Seguradora por isso, mas não quero desgastar-me ainda mais com este processo que me tem levado noites de sono.
Agora para tapar o sol com a peneira, a Seguradora aceitou fazer um seguro adicional ao seguro de vida do meu marido, e assim conseguimos comprar a casa, assunto resolvido, mas eu não tenho seguro, ou seja o meu marido vai aguentar com tudo se me acontecer algo a mim, faço parte do credito da casa sem fazer.
Tenho de agradecer ao meu Banco que têm sido incansáveis nesta luta, foram eles que em conjunto tambem batalharam para que se pudesse encontrar uma solução, não foi a que deveria ser de direito, mas foi a unica viável para poder realizar o meu sonho de comprar a casa que eu tanto queria, agradeço tambem á Imobiliária, que conseguiu a reserva da Habitação por tanto tempo.
Pensei tantas vezes em desistir, mas não o fiz porque não sou mulher de deitar a toalha ao chão, afinal de contas eu tenho uma boa casa,não estou na rua, mas claro que sou ambiciosa e quero sempre o melhor para mim e para a minha familia, quando quero algo vou á luta, pena que pelo caminho tenha de encontrar estes obstáculos, mas com a força de vontade que me carecteriza eu não desisto nunca até conseguir.
Estou a contar esta minha história, porque quem sabe não poderá ajudar alguem que possa vir a passar pela mesma situação.
As Seguradoras simplesmente nos dão a sentença de morte, para elas somos pessoas condenadas, mas não desistam, temos direitos iguais a qualquer cidadão comum, não somos diferentes e estamos condenadas a morrer como qualquer outra pessoa saudável, afinal para se morrer basta estar vivo!!!!!
Eu consegui batalhando,não o que deveria ser por direito mas.... e espero usufruir da minha casinha nova até ao Natal, já que quero fazer umas pequeninas alterações a meu gosto, é a minha prenda do menino Jesus!!!!!
Uma boa quarta feira para todas(os)

9 comentários:

  1. Ja calculava que as seguradoras fizessem isso. Sim, descriminam. Ja me disseram algumas vezes que poderia fazer baixar os juros da casa, que o cancro podia fazer o banco baixar coisas mas eu disse ao meu marido "vamos ficar quietinhos...". Se precisar de um emprestimo no futuro nao preciso que o banco saiba que tive de recorrer ao facto de estar doente. Isso podera no futuro dificultar. Cancro continua a ser uma palavra associada a uma pessoa que esta "marcada" e "condenada". Mas como tu dizes, estamos tudos. E nunca sabemos qd esse dia chegara. Mas isso para estas entidades financeiras nao interessa.

    ResponderEliminar
  2. olá, Maguie.
    Eu tive tb um problema com a seguradora, depois de alterar o meu emprestimo para regime deficiente.
    E depois de muitos maisl, telefonemas, trocados com eles.
    Mandei uma marta ao Instituto de seguros de Portugal, que me resolveram o assunto.
    E fiquei a mesma com o seguro.
    Porque não tentas?
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ola Isa

    sim vou fazer isso a Isalenca tb já me tinha alertado para esse facto, mas vou deixar concluir o processo da compra por completo e depois vou mandar a carta, não faço agora porque não quero que se arraste mais, mas no final da escritura eu mando a tal carta.
    obrigado
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  4. Maguie, a Isa tem razão!
    Quando existe algum problema esse é o local certo para resolver os assuntos. E meninas, se têm empréstimos mexam-se antes que mudem as leis olhem que, depois de lutar para conseguír é uma boa ajuda!
    A Gigi fez andou numa fôna mas conseguíu e é um desconto razoável :o) beijokas

    ResponderEliminar
  5. Voltei Maguie para te dizer que fizeste bem em lutar e teres a tua casinha ;o) bjokas

    ResponderEliminar
  6. Olá Maguie
    Infelizmente ainda somos discriminadas,por isso muita gente mente sobre as doenças que têm.

    Felicidades para a nova casinha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que tu és uma lutadora já eu sabia, felicidades para a tua nova casinha beijokas grandes

    ResponderEliminar
  8. Olá Maguie
    Tambem tive um problema identico com o seguro de vida,no meu caso cortaram-me o seguro,depois de algumas cartas lá voltei a ter seguro de vida
    MAS conheço casos que para terem seguro de vida as seguradoras cobram valores altos a que é doente oncologico
    beijos
    Helena

    ResponderEliminar
  9. Estive a falar com o meu maridao e ele realmente diz que nestes casos o melhor apresentar o caso ao instinto de seguros de Portugal. Diz que sao dos poucos que ainda agem para fazer alguma coisa!

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario