terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A MENSAGEM DE ELENA



A mensagem de Helena – Brooke Desserich, Keith Desserich
Autor: Brooke e Keith Desserich ( Pais de Helena)
Idioma: Português
Ano de edição: 2009
Páginas: 232
Editor: Albatroz

“Elena deixou-nos uma mensagem de coragem, esperança e, acima de tudo, amor. Viverá para sempre nos nossos corações e o melhor dos seus dias seguirá sempre connosco.”
Imagine que só lhe restam 135 dias de vida resultante de um diagnóstico que detectou um cancro cerebral. Imagine que dia a dia vai perdendo a sensibilidade de cada parte do seu corpo mantendo sempre a lucidez......
........
Este é o livro que estou a ler de momento, a História veridica de uma criança de 6 anos a quem foi diagnosticado cancro cerebral, uma criança que sempre esteve consciente da sua doença, inclusive com a certeza que iria morrer.
Cada página que leio é para mim um ensino de vida, nós adultos vivemos lamentando a nossa sorte, porque somos doentes Oncológicos, em alguns momentos sentimo-nos vitimas da maldita doença, e uma criança de apenas 6 anos na sua inocência nos consegue fazer ver que existem casos bem piores e mais dificeis de suportar.
Helena ao tomar consciencia da sua morte, escreveu centenas de bilhetinhos para os pais e irmã, onde demonstrava todo o seu amor e carinho para com eles, e os espalhou pelos locais mais improváveis da casa, com a certeza que depois da sua morte os pais iriam encontrá-los diáriamente, e se lembrariam o quanto ela os amava.
Ainda hoje, algum tempo depois da sua morte os pais continuam a encontrar os seus bilhetinhos de amor, no fundo de um armário, no lugar mais escondido da casa sempre existe a mensagem de Helena.
É um livro que recomendo,em cada página que leio não consigo conter as lágrimas, mas isso me fortalece ainda mais, Helena não conseguiu vencer, mas lutou sempre e os momentos que viveu serviram para dar testemunho de que se uma inocente criança lutou, nós como adultos temos a obrigação de fazer melhor por nós, e não continuarmos a lamentar a nossa pouca sorte.
Estejas onde estiveres. OBRIGADO HELENA POR ESTA GRANDE LIÇÃO DE VIDA

Maguie
..

10 comentários:

  1. Não existe crueldade maior do que uma criança sofrer ..... é nestas alturas que nos podemos questionar se Deus existe ......

    Eu tenho a minha opinião, não a vou dar para não criar conflitos, ainda por cima nesta época do ano.

    Abreijos e Bom Natal a todos/as

    ResponderEliminar
  2. fez-me lembrar de minha pequena Talita,minha priminha que também com 6 anos de idade faleceu com um cancro no cerebro...mas foi realmente uma lição de vida para nós ,Talita escrevia também muitos bilhetinhos....Talita era linda,tinha olhos azuis.....agora bateu.me uma dor imensa......mas sei que ela esta bem nos braços de Jesus,Hoje ela já não sofre mais.a Mãe de talita minha prima Maria Antonia foi uma mulher guerreira,ficou ao lado da filha até o ultimo dia de vida de Talita.
    Mas creio que Nosso Deus é soberano.,
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. ola

    e realmente uma grande lição de vida

    beijinhos.. doces

    ResponderEliminar
  4. Márcia diz;
    Boa tarde,Maguie...são lições de vida...
    Tenha uma felizz terça feira!!
    beijinssss

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde Maguie
    eu nas minhas andanças pelo IPO muitas vezes cruzei-me com crianças com cancro. Eu nunca pude imaginar que um dia teria cancro e conseguíria lidar com uma criança, uma bébe com essa doença...até que fui obrigada a olhar para essas grandes,pequenas Guerreiras e lidar com elas começando por um sorriso :) já falei com algumas e adoro!
    Tinha uma fôfinha de 4 aninhos que nos encontravamos quando eu ia fazer radio, ao passar pelo pavilhão Leon´s onde aqueles Anjinhos esperavam por consulta e estavam a desenhar, jogar, etc...aquela Menina tinha sempre um sorriso LINDO :) quando lhe fazia cócegas sentia o catéter e ela era a felicidade pura naqueles olhinhos e sorriso. Eles servem de lição para nós adultos e muitas vezes são eles mesmos que dão força ás familias para encararem a doença pelo nome e de cabeça erguida!
    Eu gostava de fazer voluntariado nesta área de Pediatria mas...o meu Oncologista não quer diz que não devo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A morte duma criança, ceifada por doença ou acidente é demasiado doloroso para eu conseguir ler.
    Não o ignorando, sabendo que existe por esse mundo fora, miséria, fome e guerra que todos os dias levam inocentes vidas, são sentimentos que já me deixam sempre perdida, perguntando-me como é que Deus existe, assistindo...
    Para lermos este tipo de histórias, temos que estar demasiado couraçadas. Não estou, não me recomendo esses testemunhos!
    Feliz Natal
    TeresaM

    ResponderEliminar
  7. é por isso q nunca devemos fazer de nós umas coitadinhas e q n mereciamos isto... ok n merecemos mas nós estamos aqui, sobrevivemos e infelizmente nem toda a gente pode dizer isso...
    eu adoro ler. e sem duvida vou ter de ler esse..

    bom natal Maguie

    muitas felicidades

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola Maguie
    infelizmente ha muitas criancas a sofrer,e pergunto-me muitas vezes porque se elas sao seres inocentes que nao fazem mal a ninguem,mas nao encontro resposta.
    E triste saber que muitas nao chegaram ao fim vencedoras mas sinto algum alivio sabendo que quer onde estejam nao sofrem mais e estao felizes para sempre!
    beijos e bom Natal

    ResponderEliminar
  9. Olá Maguie, Boa noite.

    História enternecedora, sem dúvida.

    Beijinhos Maguie

    feliz Quarta-feira.

    ResponderEliminar
  10. Maguie, eu neste assunto estou como a TeresaM, não tenho couraça para estas coisas. São dores maiores do que consigo aguentar.
    Beijos,
    TP

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario