sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PARA UMA NOVA GUERREIRA QUE SE VEM JUNTAR A NÓS!!!

Ora bem, hoje vou alongar-me mais um bocadinho, aproveitando a embalagem do post da TeresaP em que ela conta como foi bom descobrir os nossos blogs, e começar a fazer parte deste circulo de carinho, amizade, solidariedade entre nós mulheres vitimas do Cancro da mama, eu não gosto muito de usar esta palavra " vitimas" mas é assim que nos descrevem.
Nós não somos vítimas, nós somos mulheres fortes, valentes e sobretudo Guerreiras, vitímas são aquelas que infelizmente não conseguiram vencer a maldita doença, mesmo sendo Guerreiras e lutando até ao fim.
Nós somos mulheres valentes, que mesmo depois de passar por tudo o que passamos, ninguem consegue imaginar o sofrimento que é, passar por uma cirugia, algumas de nós mastectomia, quimioterapia, radioterapia, enfim uma serie de tratamento muito dolorosos, e continuamos aqui firmes e fortes, alegres e bem dispostas, brincalhonas, vê-se por alguns dos nossos artigos, mas continuamos aqui de cabeça erguida, armas em punho para combater o bicho em cada batalha, até vencer a guerra final.
Escrevo tambem tudo isto, porque sei que um dia, hoje amanhã ou depois terei aqui alguem que virá visitar este cantinho, para receber apoio (e eu espero que lhe faça bem ler estas palavras) ou simplesmente para poder encarar a doença com alguma naturalidade, porque é isso que temos de fazer.
Essa pessoa é amiga da minha doce Fisioterapeuta Carmo, de quem eu já falei num post anterior, e tem tambem o " famoso" cancro de mama.
Na Fisioterapia nós sempre falamos de como eu encarei a doença, contei algumas passagens, e ela me perguntou se eu tive algum tipo de apoio psicológico, eu contei que todo o apoio que tive foi desde o momento que eu criei este blog, onde várias de nós contamos as nossas experiências, e assim nos ajudamos umas ás outras, e espero que a sua amiga se sinta bem aqui perto de nós.
Aqui eu falo sempre desde o inicio tudo o que se tem passado comigo, todos os sintomas, descrevo os dias bons, os meus lamentos nos dias maus, que pode para muita gente parecer exagerado, mas eu o faço apenas com a intenção de poder ajudar outras mulheres que possam sentir o mesmo que eu, e não saibam como encarar.
Sei que para os meus amigos e não só, aqueles relatos que escrevi durante a quimioterapia, todo o sofrimento que relatei, aqueles dias horriveis que quero esquecer, foram para eles tambem de sofrimento, porque sentiram-se impotentes diante de tudo isto, sem poder ajudar, sei que sofreram comigo, e já nem falo da minha familia que eles então sofreram na pele, todo o meu mau humor, a minha raiva, o meu desejo de morrer e terminar com tudo isso.
Nos tratamentos da quimio, quando o meu cabelo começou a cair, eu gritava de desespero, de angustia, de raiva, e a minha mãe me dizia " deixa lá o cabelo ele volta a nascer" aquilo para mim era com um punhal no meu peito, a minha mãe não sabia que me estava a fazer sentir ainda pior, porque ela não imagina o que é uma mulher ficar sem o seu cabelo e com a sua beleza afectada ninguem imagina, só quem passa por isso, meu marido todos os dias sempre me repetia que com ou sem cabelo eu continuava a ser a mulher mais linda do planeta e o quanto ele se orgulhava disso, era um bálsamo para o meu ego.
Depois de alguns dias os efeitos passavam e lá estava eu alegre e contente, até á próxima sessão.
Sempre fiz questão de relatar todos os bons e maus momento, porque sei que muitas mulheres estavam e estão a passar pelo mesmo, e esta é uma maneira de as puder ajudar, porque a seguir aos dias maus , vinham novamente os dias bons, e asssim por diante.
Muita gente não entende, e acha errado estar sempre a falar na doença, pois eu penso o contrário, eu falo sempre com a maior naturalidade, é uma doença que infelizmente têm vindo a aumentar, não é uma doença contagiosa, que tenhamos de ter cuidado para que as pessoas não fiquem atemorizadas, nada disso, hoje em dia é uma doença normal, e quanto mais se falar dela, mais informação estamos a passar ás pessoas que não saibam como lidar com ela.
Ainda existe pessoas muito ignorantes neste mundo, e agora vou deixar os pudores de lado e falar de algo que me aconteceu com uma senhora que nem é tão idosa assim mas que revela ser um pouco inculta em várias matérias, um dia ela me perguntou se eu não tinha medo que o meu marido procurasse outra mulher, visto que eu não poderia fazer amor com ele!!!!! O quê???? mas porque não!!!! nós somos normais, continuamos iguais ao que eramos antes do cancro, temos os mesmos desejos, mas que pergunta mais estupida, eu continuo com a minha vida sexual igual ao que era antes, lógico que nos momentos maus dos tratamentos isso era impensável, mas depois tudo passava e a vida continuava igual... ainda existe muitos preconceitos em relação a nós mulheres com cancro, como se nós deixassemos de poder viver a vida como outra pessoa qualquer, nós somos normais iguais a todas as mulheres, temos apenas uma luta pela frente, mas que com força fé e coragem vamos vencer.
Eu faço todos os possiveis para viver feliz o dia a dia e vou conseguindo, tem dias bons, tem dias maus, mas olho sempre em frente, almejando sempre o dia seguinte, nunca para além desse, viver um dia de cada vez, não pensar no futuro, e aqui estou eu bela e airosa heheh pronta para as curvas e tambem para as rectas.
Nunca vou deixar de descrever tudo o que sinto depois de cada tratamento, se isso servir para ajudar outras mulheres, isso alegra ainda mais o meu coração e me deixa ainda mais feliz.
Ontem por exemplo, fiquei cansada assim do nada, e pensei " efeitos do Herceptin" pensei certo, um amigo enfermeiro me disse que pode ser sim, mas que passa, e passou, então se alguem que tenha feito o mesmo tratamento se sentir assim, ao ler já sabe que é normal, que pode acontecer, esta é uma maneira de ajudar, talvez a unica que tenho em meu poder, mas se ajuda então me faz sentir uma mulher feliz, porque é muito bom poder ajudar o próximo, com diz o velho ditado " há mais prazer em dar do que receber" para mim é verdade eu sinto um enorme prazer em poder ajudar alguém que precise de uma palavra amiga, um incentivo, um empurrãozinho que seja para continuar nesta luta com bravesa, e porque não com um enorme sorriso no rosto.
É assim que eu passo os meus dias, sempre alegre e bem disposta, um ou outro que possa vir estragar a boa disposição, logo eu enxoto, e dou a volta por cima.
Por isso mulheres Guerreiras, vamos lá viver a vida que apesar de tudo é bela, sair desse baixo astral, e ir á luta.....
Eu lutarei com vocês e juntas venceremos esta guerra!!!!!!

E como diz a nossa GUERREIRA Geninha e muito bem " Estamos sempre de braços abertos para dar carinho e apoio "a quem precise e o aceitar.
Beijinhos
Maguie
..

26 comentários:

  1. Maguie
    Não sei o que dizer, não tenho muitas palavras,pois tu já disseste tudo, mas foste
    Extraordinária, ao escrever este post.

    Obrigada Amiga

    Beijinhos
    Geninha

    ResponderEliminar
  2. AnaBela:
    Bem dita a hora que encontrei o teu blog e bem dita a hora que te encontrei no Centro Comercial és uma enorme mulher e mesmo sem dares por isso ajudaste-me muito estendo as minhas mãos ao céu e agradeço a DEUS o momento em que te conheci
    Um beijinho muito grande desta tua admiradora agradecida

    ResponderEliminar
  3. Olá Geninha

    apenas escrevi o que me vai no coração, obrigado pelas tuas palavras amiga
    afinal somos Guerreiras!!!!
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  4. Olá AnaBela
    que bom "ver-te" por aqui, sei que vens sempre mas em silêncio..
    Tambem foi muito bom para mim aquele encontro casual, nunca o esquecerei, e saber que de alguma maneira te ajudei é para mim uma enorme felicidade
    beijinhos muito grandes
    ..

    ResponderEliminar
  5. Maguie

    Gostava de acrescentar que estamos de braços abertos sempre, para receber e dar apoio e carinho.

    ResponderEliminar
  6. è isso mesmo Geninha estamos sempre de braços abertos para receber quem precisa de apoio e de carinho

    Vou acrescentar obrigado
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  7. Maguie falas-te pelos cotovelos :p inté pareces eu :p mas é assim mesmo, as palavras são essas e é seguír em frente ;) beijinhos e são sempre todas bem vindas!!!

    ResponderEliminar
  8. Márcia diz:

    Amiga Maguie,como é bom ler esta mensagem,para nós que lutamos,e até já nos conhecemos(de alma e coração),e para quem está passando pelo mesmo que muitas de nós passamos,e,não tem com quem partilhar sentimentos que só que tem essa enfermidade "sente",e entende.
    Agradeço muiito a ajuda ,carinho,empurrão e momentos de alegria que tenho recebido de voce e de todas as Guerreiras e do amigo Tuga.
    Conte comigo,sempre(no que puder ajudar),e estou disposta de coração a ajudar quem precisar....
    beijinsss,Maguie e todas Guerreiras
    e ao Tuga!

    ResponderEliminar
  9. Olá AMIGONA.

    Longo mas lindo texto.
    Ainda bem que apareci na sua "vida", e ser mais um entre tantos que apoia e gosta de ser apoiado quando as coisas não são fáceis.
    No nosso site podemos ter todos/as os/as amigos/as à "mão". e num simples clik estamos "lá" em casa.

    Um xi-coração, GUERREIRA.

    e......BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  10. Márcia querida

    Você não só recebeu como me deu muito apoio e carinho com as suas palavras as suas brincadeiras de que eu sou fâ, é para isso que servem os blogs os comentários para uma troca de afectos, e são muitos, ninguem imagina o que nós sentimos umas pelas outras é muito mais que simples amizade, é um companheirismo enorme, quando uma sofre sofremos todas em conjunto, é algo indescritivel mas muito gratificante
    obrigado por aparecer na minha vida
    já não passo sem os seus comentários
    beijinhos e que Deus lhe abençoe sempre
    ..

    ResponderEliminar
  11. Amigo tuga da Márcia heheheh
    nosso amigo Xekim, você foi uma lufada de ar fresco que apareceu por aqui, todas nós e u falo todas porque sei que é verdade, todas nós sentimos um carinho muito especial por si, que sentiu na pele todos os efeitos da doença, não sendo em si mas na sua esposa que está brilhando no ceu perto de muitas outras lutadoras, sei avaliar todo o sofrimento pelo qual deve ter passado, porque tb sei o que o meu marido passou comigo, por isso eu admiro muito o Sr.sempre tem para nos dar uma palavra amiga, um conforto que seja e eu abençoo o dia em que entrou na minha vida, e no meu coração meu amigo
    um beijinho muito grande e especial para si amigo Tuga da Márcia e nosso amigo Xekim
    Bem haja
    ..

    ResponderEliminar
  12. Olá Maguie
    Gostei muito do teu post.
    É bom partilhar experiências e é bom saber das experiências das outras. Ajuda-nos a caminhar em frente, a superar os nossos medos e a não nos sentirmos tão sós e desamparadas.
    jokas

    ResponderEliminar
  13. Olá Maguie.
    Muito bem escrita a tua mensagem,é assim que deve ser quem tem necessidade de desabafar é bom que o faça,e que isso sirva de exemplo,para todas as que passaram e passam por esta terrível doença,eu mesmo não escrevendo muito sobre o assunto no meu blog. sabes que sempre estive e estou contigo,tentando ajudar-te,algumas vezes ralhando contigo..lembras-te.
    força amiga,fico por aqui se não o comentário é maior que a mensagem.
    Beijinhos...Gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  14. é isso amiga ...assino embaixo.....e agradeço a voc~e que tanto me incentivou a criar o blog,beijocas...
    ahhhhh faltam 10 ..................só dezzzzzzzzzzz amiga usei o teté novamente..........e olha pra te dar um incentivo a mais coloquei na quarta e hoje sexta nem dou conta que o tenho.......uma maravilhaaaaaaaa.beijos

    ResponderEliminar
  15. Oi Cris
    ligaram hoje do Hospital eu vou colocar o meu téte dia 23, na próxima quarta feira, uffa que bommmm
    bjs
    ..

    ResponderEliminar
  16. Ola Maguie, adorei o que li no teu blog, é assim mesmo.
    Obrigada por partilhares o que te vai na alma, pois tal como ajuda ou ajudou muitas guerreiras.
    Obrigada!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. boa noite maguie
    tudo quanto relatas e verdade tambem passei por isso tudo so tenho pena de não ter descobrido este blog na face ma da minha vida, quando eu achava que a minha vida ja não tinha rumo por tudo o que passei sozinha meu marido e filho iam trabalhar e eu aqui fica com um astral em baixo muitas vezes chorando,ate que um dia encontrei este blogs e todos os dias vinha ver em silencio, agora todos os dias tenho que vir saber como estão, e tem-me ajudado muito a seguir em frente acho que voces são fantasticas transmitem muita energia e forca para continuar um bem haja para todas beijinhos um bom fim de semana e obrigado ANABELA

    ResponderEliminar
  18. ola

    .... es linda e um orgulho para todos nos............

    beijinhos ..de luz

    ResponderEliminar
  19. Olá Anabela

    é bom saber que se sente bem perto de nós
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  20. Ricardo
    tu tb és lindo por dentro e por fora hehehehe, a tua ajuda tem sido preciosa, muito obrigado

    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  21. Nem sei o que dizer... já disseste tudo!
    Sabes que estou aqui e que tenho um enorme ORGULHO em ser tua amiga, amiga de uma GUERREIRA.
    ÉS LINDA =))
    Deixa-me só dizer-te, embora já o saibas, que a esta linda e enorme onda de solidariedade, amizade e companheirismo se estende a toda a gente. Estamos aqui todas/os pelo MESMO.

    beijinhos********************** LY*

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que te encontrei e, atrás de ti, uma legião de outras fantásticas guerreiras que têm sido amigas maravilhosas.
    Esta riqueza já ninguém nos tira.
    Beijo grande, Maguie
    P.S. Vais amar o Teté, eu amo o meu. Podes crer que é um amigo, e dos bons!

    ResponderEliminar

Sempre que possível, seja clara (o). Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.
Obrigado pelo comentario